Como fazer o arroz integral perfeito

Veja as dicas de como fazer um arroz integral perfeito e nunca mais erre no seu preparo!

Dicas para fazer o arroz integral perfeito

Aprenda a fazer o arroz integral perfeito com as dicas do TudoGostoso!

 

Há vários tipos de arroz e, entre eles, o integral. Ele não passa pelo mesmo processo de industrialização que o arroz branco e conserva sua camada externa. Por isso, preserva as fibras, que promovem o bom funcionamento do intestino. Muita gente faz cara feia para ele, mas já te mostramos 3 receitas com arroz integral deliciosas para acabar com essa má impressão. Mas você sabe fazer o arroz integral perfeito? Se ele fica sempre mais ou menos, meio duro, sem graça, você precisa conferir as nossas dicas para fazer um arroz integral perfeito. Confira!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Deixe o arroz integral de molho

Antes de fazer o arroz integral, deixe-o de molho por cerca de 8 horas em água morna. Você pode adicionar gotas de limão à água: isso neutralizaria grande parte do ácido fítico dos grãos. Esse ácido está naturalmente presente nas cascas de nozes, grãos e sementes, e se liga aos minerais como o cálcio, ferro e zinco, impedindo que eles sejam absorvidos. Saiba mais sobre o zinco e sua importância: nós já mostramos por aqui!

 

Não refogue o arroz integral

Se você refoga o arroz integral da mesma maneira que o arroz branco, pode parar! O arroz branco precisa ser refogado para selar os grãos, o que impede que o amido saia e o arroz fique empapado. O integral já tem a camada externa e, se você refogá-lo, ele vai demorar muito tempo para cozinhar.

Arroz integral: o último a ir para a panela

Como já dissemos, você não precisa refogar esse tipo de arroz. Numa panela, coloque alho, óleo e cebola e refogue. Adicione água, sal e o arroz. Ah! Antes de cortar a cebola, veja as dicas de como cortar cebola sem chorar!

Tempo de cozimento do arroz integral

Se você não deixar o arroz de molho, ele vai demorar cerca de 40 minutos para ficar pronto. Como ele tem a casca que envolve os grãos, o tempo de cozimento é maior do que do arroz branco. Se você deixar o arroz integral de molho, serão 20 minutos para ele ficar pronto.

Agora que você já sabe as dicas, mãos à obra! O arroz integral, claro, também combina com o feijão. Veja as receitas de feijão preto fácil e feijão branco com calabresa e prepare um almoço supergostoso!

Recomendadas
Pela Web