Como fazer mini-hortas de ervas utilizando latas

Prático, econômico, sustentável e saboroso: vem ver como é fácil replantar ervas nas latas, garantindo um tempero fresquinho e gostoso aos seus pratos!

Replantar ervas em latas é uma opção prática, simples e gostosa.

Plantar temperos em latinhas é uma opção prática, sustentável e… deliciosa!

É uma belezura quando temos os ingredientes ali mesmo, no conforto do lar. Além de prático, acaba sendo um bom ponto financeiramente. E quando se trata de uma horta caseira, ela acerta em cheio nesses quesitos! Assim como o TudoGostoso já te mostrou nessa matéria aqui, é fácil ter uma horta no conforto do lar. A boa notícia é que você pode fazê-la até mesmo em espaços pequenos – como na varanda de um apartamento, por exemplo.

Reutilize as latas plantando saborosos temperos naturais.

Reaproveite as latas plantando mudas de ervas que deixarão seus pratos ainda mais saborosos!

E já imaginou ter os seus próprios temperos em casa? Pois é! Essa ideia é maravilhosa, pois tem motivos de sobra pra você adota-la: ervas naturais são temperos muito mais saudáveis para substituir o sal (uma boa troca para quem sofre de hipertensão), deixam um aroma incrível na casa, além de ser uma prática econômica e que vai deixar os seus pratos irresistíveis.

Achou pouco? As ervas podem ser plantadas em latas de alumínio! O que era bom pode ficar ainda melhor, afinal, atitudes sustentáveis são sempre bem vindas, e nada melhor do que dar uma nova utilidade para aquela lata que iria parar no lixo, né?

As latas também podem compor uma bela decoração!

As ervas replantadas nas latas podem render uma decoração belíssima! Que tal uma “horta vertical”?

Ficou curioso em como reaproveitar as latas e garantir temperos naturais fresquinhos e saborosos para incrementar suas receitas? Então vem ver como é fácil!

Como plantar as ervas nas latas?

– Primeiramente, lave o interior das latas de alumínio e limpe bem em seguida.

– Agora faça pequenos furos no fundo da lata, pois vai ser por ali que a água vai escorrer.

– Não se esqueça de que é necessário uma base para a água não escorrer para todos os lados. Uma opção é apoiar a lata sobre um prato fundo de barro com pedras (isso também irá garantir uma bela decoração!).

– Hora de colocar a terra! No fundo da lata, faça uma camada com pedras ou com argila expandida, e coloque por cima uma manta de drenagem (porém, essa manta é opcional). Em seguida, preencha o restante da lata com uma terra de boa qualidade (substrato vegetal).

– Ervas em cena: agora é só colocar dentro da lata as mudinhas dos temperos, ou suas sementes. Você pode fazer uma lata com manjericão, outra com salsinha, outra com salsa ou orégano, cebolinha ou alecrim. Variar as mudinhas é sempre uma ótima ideia, garantindo opções diversas de tempero. E está pronta a sua horta em latas!

– Lembre-se que a manutenção é fundamental para garantir ervas com qualidade. Por isso, fique de olho para cuidá-las direitinho, deixando em locais arejados e onde receba o sol por algumas horas, e também podando quando necessário.

Faça diferentes decorações nas latas, deixando sua horta ainda mais bonita!

Solte a criatividade! Decore as latas, deixando sua horta ainda mais atraente.

Hortas de tempero em latas: uma ótima decoração

Além do aroma incrível que os temperos naturais deixarão pela sua casa, as latinhas podem garantir uma decoração super bonita. Por isso, solte a criatividade: vale pintar a lata, colocar fitas, adesivos… Faça do seu jeitinho! Colocá-las numa posição de “horta vertical” também irá dar um charme ao seu lar.

E convenhamos, unir o útil ao agradável nunca foi tão simples e gostoso, né? Se nós fôssemos você, já iríamos separar tudo para fazer já essa horta!

Recomendadas
Pela Web