Como fazer bolo red velvet sem corante

Você sabia que é possível atingir a linda cor do famoso bolo red velvet sem utilizar corante? Vem que o TudoGostoso te conta esse segredo!

como fazer red velvet sem corante

É possível fazer red velvet com corante natural. Confira!

Desde que o famoso bolo veludo vermelho foi inventando nos Estados Unidos, ele tem feito cada vez mais sucesso. A cor, a textura e o sabor do bolo conquistaram fãs ao redor do mundo inteiro.

Red velvet sem corante artificial? É possível?

Tudo começou por conta da cor do próprio chocolate em pó que vai na massa: quando ele entrava em contato com agentes ácidos, ganhava um tom avermelhado. Mas como o vermelho que ficava era meio sem graça, alguém teve a ideia de tornar o red velvet mais chamativo usando corante. E funcionou!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Só que hoje o TudoGostoso te ensina a fazer essa delícia sem usar corante! Você utilizará um corante natural: o suco de beterraba, um vegetal que possui diversos benefícios, além de uma cor majestosa.

Mas não precisa se desesperar! O seu bolo não ficará com nenhum gosto desse beterraba, apenas a cor. Confira a receita completa!

Ingredientes do red velvet

Para a massa

10 g de cacau em pó

6 beterrabas

200 ml de água

200 g de manteiga

400 g de açúcar refinado

4 ovos

360 g de farinha de trigo

250 g de coalhada

10 g de fermento

5 ml de vinagre de maçã

1 colher (sopa) rasa de extrato de baunilha

Para o recheio

100 g de manteiga

150 g de cream cheese

15 g de pó de merengue

400 g de açúcar de confeiteiro peneirado

como fazer red velvet sem corante

Um sucesso no mundo inteiro, o red velvet é conhecido pela cor incrível e sabor maravilhoso.

Modo de preparo

Comece preparando a redução de suco de beterraba. Para isso, retire as folhas. Para essa receita, você não irá utilizá-la, mas ela cai bem na receita de bolinho de arroz. Em seguida, descasque e pique.

No liquidificador, bata os pedaços de beterraba com a água, até formar uma pasta homogênea. Depois passe por uma peneira.

Leve ao fogo médio por mais ou menos 15 minutos, até que o suco esteja concentrado e reduzido. Espere esfriar e adicione o vinagre de maçã. Reserve.

Na batedeira, bata a manteiga gelada e o açúcar até formar uma massa clara e fofinha.

Quando a massa estiver aerada, acrescente os ovos, um por um, e misture bem. Depois coloque a baunilha. Lembre-se de que existem diversas maneiras de utilizar baunilha nas receitas.

Acrescente a farinha, cacau e fermento. Misture até formar uma passa homogênea e, por fim, adicione o suco reduzido de beterraba.

Disponha em uma forma untada com manteiga e farinha. Asse em forno preaquecido a 180º C por 40 minutos.

Com o bolo no forno, comece a preparar o recheio. Bata a manteiga, o pó de merengue, metade do glaçúcar e o cream cheese até formar um creme.

Por último, adicione o restante do açúcar de confeiteiro e bata.

Quando o seu bolo já estiver assado, desenforme cuidadosamente. Tem medo de que seu bolo quebre? Confira 4 dicas para desenformar bolos. Com o auxílio de uma linha ou uma faca, corte na horizontal, separando em duas camadas. Recheie com o cream cheese. Coloque a outra massa por cima e finalize com o bico de confeiteiro.

Recomendadas
Pela Web