Como evitar bichos na horta caseira

Xô pragas: melhor do que ter uma horta caseira é ter uma horta livre de pragas que possam vir a prejudicar a plantação. Confira métodos simples e naturais para espantar esses convidados indesejados!

Fique de olho na terra para que ela se mantenha sempre fértil!

Uma terra fértil é responsável por garantir uma planta com crescimento saudável, afastando pragas e possíveis doenças.

É uma delícia ter uma horta caseira. Além de ser prática e econômica, é uma alternativa saudável capaz de garantir alimentos mais saborosos e nutritivos. Porém, o drama de toda horta gira em torno das desagradáveis pragas, podendo ir desde insetos a ervas daninhas que podem prejudicar o pleno crescimento das plantinhas.

E como nosso objetivo é manter a horta sempre bonita e viva, nada melhor do que adotar técnicas que espantem esses convidados indesejados, não é mesmo? Porém, aqui a ideia é fugir de produtos químicos – afinal, a vantagem de ter uma horta caseira é justamente a ausência de agrotóxicos.

Por isso, separamos alguns métodos naturais que vão contribuir para deixar sua horta saudável e bonita! Não desanime, pois são técnicas bem simples que fazem toda a diferença. Vem conferir!

De olho no solo

O solo é, literalmente, à base das plantas. Podendo ser comparado a um “porto seguro”, é dali que as plantas retiram nutrientes que serão aproveitados por ela, contribuindo para o seu crescimento. Afinal, uma terra saudável espanta as possibilidades de proliferação de pragas.

Sendo assim, é sempre bom garantir que a terra esteja fértil. Por isso, além de regar a terra 2 vezes ao dia, coloque adubo, tal como palhas, capim ou folhas secas. Além de manter a umidade, a decomposição de alguns adubos (vale até casca de legumes) pode gerar matéria orgânica, deixando a terra ainda mais fertilizada.

Varie os tipos de plantação

Parece simples, mas faz toda a diferença. Em resumo, diversificar a produção permite que você “engane” os inimigos da horta caseira. Isso porque algumas pragas são específicas para cada tipo de planta, e, ao variar, você acabará impedindo que elas se proliferem. Além disso, algumas plantas funcionam como repelente natural a pragas de outros tipos de plantas.

Seja vaidoso com as plantinhas

Cuidado nunca é demais, não é mesmo? Além de sempre estar regando (mas sem afogar a planta) e de olho na sua terra, é sempre bom ficar de olho no seu caule, nas folhas e na terra em volta. Se notar o crescimento de alguma erva daninha, não hesite em retirá-la imediatamente, pois ela pode ser uma porta de entrada para futuras pragas ou parasitas futuramente.

Existem remédios caseiros e naturais que evitam o surgimento de pragas nas hortas.

Além da importância de regar a horta, algumas soluções caseiras também podem ajudar a afastar pragas.

Aposta nas plantas repelentes

Essa é uma informação para adotar pra vida: existem plantas repelentes, conhecidas como “pesticidas naturais”! São elas: manjericão, alho, cebola ou alecrim – que afastam as pragas e invasores devido ao seu forte cheiro -, e hortelã, crisântemo, salsinha, orégano, estragão ou citronela. Você também pode contar com a ajuda de plantas atrativas, que funcionam como uma barreira capaz de impedir que as pragas cheguem até a horta.

Barreiras adesivas: já ouviu falar?

Hoje em dia existem no mercado adesivos que são ótimos aliados, funcionando como barreiras que dificultam que as pragas cheguem até as plantas. Ela também é bastante utilizada quando se quer métodos contra insetos voadores.

Remédio caseiro 

Dispensando o uso de tóxicos para manter uma horta bonita e saudável, você pode recorrer a remédios caseiros que podem salvar a plantação no caso do surgimento de pragas ou doenças.

Uma delas é uma mistura feita com 10 cm de fumo de rolo ralado, 1 litro de água e 1/2 barra de sabão ralado. Para isso, basta misturar e deixar descansando durante 1 dia. Após isso, coe o líquido para retirar os pedaços de fumo que restaram, e pronto! Agora é só pulverizar o líquido sobre as plantas, afastando, assim, pragas como formigas, pulgões e lagartas.

Os adesivos funcionam como barreira, principalmente para insetos voadores.

Barreiras adesivas são uma opção para impedir a chegada de insetos e pragas às plantas.

Recomendadas
Pela Web