Como é feita a gelatina?

Confira no TudoGostoso como a gelatina é feita e aprenda a fazer uma receita deliciosa com esse ingrediente!

A gelatina é um ingrediente muito utilizado na culinária para preparar diversas receitas, como cheesecake, moussebolos. Ela pode ser facilmente encontrada nos mercados, nas versões com e sem sabor, em pó ou em folhas. Mas você sabe como é feita a gelatina? De onde surge esse produto tão consumido? Confira a resposta a seguir!

como é feita a gelatina

Diferentes tipos de gelatina

Como é feita a gelatina?

Muitas pessoas não sabem, mas a gelatina é um produto de origem animal. É isso mesmo! Ela é feita a partir do colágeno, uma proteína animal que pode ser encontrada nos animais e também nos seres humanos. Para produzir a gelatina, é mais comum utilizar o colágeno presente no couro, nos ossos e nos tecidos de ligação de vacas, bois e porcos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O couro, ossos e os tecidos de ligação desses animais são todos triturados juntos, formando uma massa densa que passa por um processo de imersão em um ácido bem forte. Dessa maneira, o colágeno se desprende de outras substâncias encontradas nessas partes. Quando o colágeno é extraído, ele então é fervido, formando a gelatina que conhecemos. Dependendo do produto final, a gelatina pode passar por processos de adição de corantes e sabores artificiais antes de ser desidratada.

Agora que tal aprender uma receitinha simples e deliciosa com esse ingrediente? Confira como fazer gelatina cremosa colorida!

gelatina do que é feita

Gelatina de morango

Receita de gelatina cremosa colorida

Ingredientes

4 caixas de gelatina dos sabores de sua preferência
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 gelatina sem sabor

Modo de preparo

Faça as 4 gelatinas com sabor de acordo com as instruções da embalagem e coloque-as em recipientes diferentes.
Leve para a geladeira até ficar firme.
Corte em quadradinhos do tamanho de sua preferência e reserve.
No liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite e a gelatina sem sabor dissolvida em 1 copo de água fria e 1 copo de água quente. Bata bem até formar um creme homogêneo.
Em uma forma de silicone com furo central, faça uma camada no fundo com alguns quadradinhos de gelatina. Despeje um pouco do creme, coloque o restante dos quadradinhos e finalize com o creme.
Leve para a geladeira novamente até ficar bem firme.
Sirva gelada!

gelatina

Gelatina colorida

Recomendadas
Pela Web