Como descartar o óleo de cozinha corretamente

Nada de jogar o óleo de cozinha usado na pia: veja como descartá-lo corretamente!

Você usa o óleo para fritar bolinhos de bacalhau, pastel, bolinha de queijo e coxinha e, depois, o descarta na pia. Mas você sabia que esse hábito não é bom para a natureza? Apenas um litro de óleo jogado no ralo da pia pode contaminar milhares de litros de água potável. Chocante, não? O óleo usado descartado de forma incorreta se acumula nos canos e entope a rede de esgoto. Isso causa gastos com limpeza da caixa de gordura e também facilita o surgimento de ratos e baratas. Então, a melhor coisa a se fazer é descartar o óleo de cozinha corretamente. Como fazer isso? O TudoGostoso te conta a seguir!

Óleo de cozinha

Óleo de cozinha

Como descartar o óleo de cozinha

O correto é guardar o óleo usado em garrafas de refrigerante ou de água, aquelas do tipo PET, e fazer o descarte em locais que coletam o óleo usado. Alguns mercados e marcas de óleo fazem essa coleta de óleo, e você pode descobrir quem faz isso na cidade procurando na internet. Busque “coleta de óleo de cozinha usado + o nome da sua cidade” para descobrir! Algumas empresas até compram ou trocam seu óleo usado por produtos de limpeza. Nas grandes cidades, há programas específicos para o descarte e aproveitamento do óleo: algumas empresas fabricam sabão e até biodiesel com o óleo que você usou para fazer as frituras!

Descarte de óleo de cozinha em recipiente plástico

Descarte de óleo de cozinha em recipiente plástico

Compostagem: outra prática sustentável

A preocupação com a natureza e o planeta deve ser de todos, e dá para ter práticas sustentáveis aí na sua casa! A compostagem caseira é uma ótima maneira de lidar com o lixo orgânico, pois ele se transforma em adubo através desse processo. Veja a matéria do blog do TudoGostoso sobre compostagem, aprenda mais sobre ela e confira como fazer isso na sua casa. É mais fácil do que você pensa transformar seu lixo orgânico em adubo!

Compostagem de lixo orgânico

Compostagem de lixo orgânico

Recomendadas
Pela Web