Como descartar corretamente estes 3 itens

O que fazer com pilhas, medicamentos e óleo de cozinha que não usamos mais!? Vem tirar todas as suas dúvidas aqui no TudoGostoso!

óleo de cozinha

Nunca descarte o óleo usado na pia da sua cozinha!

Você sabe o que fazer com o óleo de cozinha usado? E com as pilhas, baterias e medicamentos que já não servem mais? Muitas vezes descartamos esses itens de maneira indevida e que podem fazer muito mal ao meio ambiente e à nossa saúde! Pensando em práticas mais sustentáveis, o TudoGostoso resolveu tirar todas as suas dívidas e te mostrar que há maneiras corretas de se desfazer desses produtos sem que o meio ambiente sofra com isso. Vem descobrir!

Óleo de cozinha

Aquele óleo que você utilizou para fritar um bife ou uma coxinha, não pode ser despejado no ralo da sua cozinha! Isso provocará o entupimento, e o acúmulo de gordura nos encanamentos, prejudicando o fluxo de água e a higiene da caixa de gordura de sua residência. Sabemos que o óleo muitas vezes não vai parar em esgotos sem tratamento que despejam esses resíduos em rios e mares, contaminando todo o sistema hídrico. Isso não precisa acontecer se todos tomarem alguns cuidados!

Agora que você já sabe que não deve nunca jogar o óleo na pia, procure guardar o seu óleo usado em garrafas pet. Sempre que você acabar de usar o óleo, armazene na garrafa e lembre-se de fechá-la bem para evitar vazamentos. Quando a garrafa estiver cheia, entregue-a em postos de coleta seletiva que darão o melhor destino ao seu óleo. Ele pode muito bem ser reciclado e reutilizado em processos de fabricação de sabão, tintas a óleo e outros produtos.

Medicamentos

Muitas vezes esquecemos um medicamento no armário e eles perdem a validade, ou então sobram pílulas de algum tratamento que fizemos, certo? Mas e agora? O que fazer com esses remédios? Descartá-los no lixo comum, ou no vaso sanitário da sua casa não é a melhor solução, já que eles podem conter substâncias que não são eliminadas pelo tratamento de esgoto e acabam contaminando o meio ambiente. Sendo assim, primeiro procure evitar o desperdício e, se precisar mesmo fazer o descarte, busque locais que aceitem esses remédios. Muitas farmácias já estão preparadas para receberem e buscarem o melhor meio de se desfazer das pílulas. Vale também procurar postos de reciclagem próximos a você!

 

pilhas e baterias

Pilhas e baterias merecem um tratamento especial

Pilhas e baterias

Pilhas e baterias de celulares e outros eletrônicos são super prejudiciais para o meio ambiente. Esses objetos contém níveis muito altos de mercúrio, um dos metais mais tóxicos que há. Além do mercúrio, também são encontrados chumbo e cádmio, que são extremamente danosos à nossa saúde, podendo até causar câncer. Portanto, o descarte desses materiais merece um cuidado especial.

Muita gente tem dúvidas sobre onde jogar fora as pilhas e baterias e acabam descartando-as nos lixos comuns. Você sabia que existem leis que obrigam os fabricantes e comerciantes desses materiais a aceitarem pilhas e baterias usadas e então fazer o descarte correto? Por isso, procure esses estabelecimentos ou as redes de assistência autorizadas pela indústrias. Há ainda postos de coleta que encaminham pilhas e baterias para a reciclagem adequada, vale a pena procurá-los.

Recomendadas
Pela Web