Como a vodca é feita: descubra no TudoGostoso

Descubra como a vodca é feita aqui no TudoGostoso!

A vodca é uma bebida alcoólica destilada típica da Rússia. Incolor, ela costuma ser consumida tanto pura quanto em drinques. Ela também é usada em várias receitas e algumas delas você pode encontrar no TudoGostoso, como penne alla vodca e filé de merluza empanado com vodca. Hoje vamos explicar como a vodca é feita. Confira a seguir!

descubra como a vodca é feita

Vodca com gelo

Entenda melhor como a vodca é feita

Antes de mais nada, é importante contar qual o ingrediente usado na produção da vodca. Porém esse ingrediente pode depender de acordo com o país em que ela é produzido. Ela pode ser feita a partir do arroz, trigo, centeio, figos ou batatas. Essa diversidade de ingrediente base faz com que cada bebida possua um sabor único.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A produção da vodca começa quando algum desses ingredientes passa pelo processo de fermentação. Esse processo gera um líquido chamado de mosto, que possui baixo teor alcoólico. Esse mosto então é destilado e passa por outro processo para remover eventuais impurezas. O processo de destilação é feito várias vezes até obter um líquido com teor alcoólico altíssimo, algo em torno de 90%. Mas calma que não é essa bebida que chega para você!

como a vodca é feita

Homem servindo doses de vodca

Ao atingir esse nível alcoólico, água é adicionada à mistura até que o álcool seja diluído. Dependendo do país, a vodca pode ter teores alcoólicos diferentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, a vodca normalmente contém teor alcoólico de 37%. Já na Europa, para a bebida ser considerada vodca precisa ter, no mínimo, 37,5% de álcool.

Por fim, depois de ser misturada água à composição, a bebida passa pelo último processo: o de filtração e purificação. Ele serve para torná-la completamente pura, eliminando o cheiro e o sabor dos ingredientes de origem. Caso a vodca possua algum sabor, como abacaxi, limão ou pêssego, ela passa por mais um processo de aromatização.

Apesar de ser uma bebida com origem na Rússia, a vodca é um dos destilados mais consumidos no mundo inteiro.

entenda como a vodca é feita

Copinhos de vidro com vodca

Recomendadas
Pela Web