Como a cerveja é feita: confira

Para chegar até o seu copo, ela passa por várias etapas: confira como a cerveja é feita!

Para muita gente, uma cervejinha gelada é a melhor forma de se refrescar nos dias de calor. Ela pode ser feita industrialmente ou de forma artesanal, mas você sabe como essa bebida é feita? Primeiramente, vamos te contar do que ela é feita: basicamente de água, levedura, lúpulo e malte. As leveduras são micro-organismos que fazem a fermentação da cerveja e podem ser líquidas e em pó. O lúpulo é um flor da família das canabidáceas, e serve para dar o amargor característico da cerveja. Já o malte não é algo pronto: ele se origina de diversos cereais, como a cevada, o trigo, o milho, o arroz e o centeio. Veja como a cerveja é feita, conferindo cada uma das etapas:

Cerveja: saiba como é produzida

Cerveja: saiba como é produzida

Etapa 1

Maltagem: é o processo que transforma o cereal em malte. Os grãos são umedecidos em um tanque e começam a germinar, produzindo enzimas que quebram o amido e as proteínas parcialmente. Isso é essencial para a qualidade da cerveja, e a composição do malte influencia na cor, no sabor, na espuma e corpo da cerveja.

Etapa 2

Depois, os grãos são torrados: assim, o amido presente neles se transforma em açúcar. O malte é moído e colocado em água quente. Ele fica cozinhando por cerca de 5 horas e, após isso, essa mistura chamada mosto é colocada em outro tanque. Lá, os demais ingredientes da cerveja são adicionados, como o lúpulo, que funciona como um conservante natural.

Fermentação: uma das etapas da produção de cerveja

Fermentação: uma das etapas da produção de cerveja

Etapa 3

O fermento é adicionado à mistura em outro tanque. Nessa etapa, o açúcar é transformado em álcool. Há cervejas de baixa e de alta fermentação, e esse processo dura cerca de 5 dias.

Etapa 4

Depois da fermentação, a bebida é colocada em baixas temperaturas e entra na etapa da maturação, quando descansa: isso leva cerca de 20 dias e, nessa fase, o sabor e o aroma da bebida são definidos.

Tanques para maturação da cerveja

Tanques para maturação da cerveja

Etapa 5

Depois da maturação, a cerveja é filtrada, ficando mais brilhante. Alguns tipos de cerveja, como a de trigo, não passam pelo filtro.

Etapa 6

A bebida é colocada em garrafas, barris ou latas.

Maquinário industrial para a filtragem da cerveja

Maquinário industrial para a filtragem da cerveja

Etapa 7

A bebida é aquecida e depois resfriada até ficar em temperatura ambiente: esse processo é chamado de pasteurização. Se for chope, ele não passa por esse processo.

Interior de uma fábrica de cerveja

Interior de uma fábrica de cerveja

Recomendadas
Pela Web