Chef Watson: saiba mais sobre o supercomputador chef de cozinha

Chef Watson é um supercomputador que cria receitas com base na ciência: saiba mais sobre essa incrível inovação e como ele pode revolucionar a gastronomia!

A tecnologia nos surpreende a cada dia: são diversas inovações criadas para nos ajudar nas mais diversas áreas. Uma dessas novidades foi feita no mundo da gastronomia, com o desenvolvimento de um chef culinário digital. O supercomputador feito pela IBM, empresa americana voltada para a área de informática, é conhecido como Watson e possui uma lógica inspirada no pensamento humano. Descubra mais sobre o chef Watson e a forma como ele pode revolucionar a nossa relação com a comida!

Melão com presunto, combinação explicada pelo Chef Watson

Melão com presunto, combinação explicada pelo chef Watson

Chef Watson

Como funciona?

O chef Watson é uma nova tecnologia chamada de computador cognitivo. Essa inovação cria associações inspiradas no pensamento humano, ou seja, quando há uma questão a ser resolvida, o cérebro resolve em 4 etapas: observação do problema, depois a interpretação dos fatos, em seguida a avaliação das possíveis soluções e, por último, a decisão a ser tomada. Seguindo esse sistema, o chef Watson consegue processar os dados e trazer soluções com base nas fontes às quais tem acesso.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Lançamento do chef Watson da IBM na Alemanha

Lançamento do chef Watson da IBM na Alemanha

Na gastronomia

Mas como esse supercomputador pode revolucionar a relação com a comida? A partir da forma com a qual relaciona os problemas apresentados, o chef Watson consegue criar novos pratos com as informações sobre os ingredientes. Analisando a estrutura química da comida, são propostas combinações que prometem ser deliciosas, por mais que possam parecer meio estranhas. Mais de 30 mil receitas e formas moleculares foram fornecidas ao computador e os resultados propostos foram testados pelo Instituto de Educação Culinária de Nova York. As receitas viraram um livro chamado Cognitive Cooking with Chef Watson (Culinária cognitiva com o chef Watson, em tradução livre). O livro traz, além dos pratos, a razão química para eles funcionarem ao paladar.

Burrito de carne com chocolate, uma das criações do chef Watson

Burrito de carne com chocolate, uma das criações do chef Watson

Além do livro lançado, há a plataforma online aberta ao público. Funcionando apenas em inglês, o site permite que o usuário faça uma busca por ingredientes e fornece possíveis receitas a serem criadas. Também é possível selecionar qual o tipo da culinária ou o prato específico que se quer. A busca fornece detalhes das composições químicas da comida e a explicação sobre como funcionam. Alguns pratos podem gerar estranhamento, como o burrito de carne com chocolate, mas de acordo com a ciência, a junção vai muito bem ao paladar. Outros pratos possuem combinações surpreendentes de sabores, mas agora você pode entender por que funcionam!

O que você acha dessa inovação? Usaria o chef Watson para criar novas receitas?

Recomendadas
Pela Web