Candidíase: o que comer e o que evitar

Precisamos falar sobre esse problema: saiba o que comer e o que evitar quando está com candidíase!

Precisamos falar sobre a candidíase. Muitas mulheres já tiveram os nada agradáveis episódios de coceiras nas partes íntimas, que também podem chegar na companhia de um desesperador ardor e também de corrimento. Chatíssimo, né? Tudo isso é causado por um fungo, o Candida albicans, o principal causador de infecções na vagina. Normalmente, ele não causa nenhum problema ao ser humano, e está presente no trato digestivo e também na superfície da pele. Ele só se torna um problema e se reproduz quando a nossa imunidade está baixa e também no calor.

Nas estações mais quentes de ano, a vagina fica mais úmida e quente, e o fungo pode se multiplicar nesse ambiente. O sistema imunológico pode ficar comprometido quando nos alimentamos mal, quando estamos estressados e também por causa de antibióticos, laxantes e corticoides. Outro fator que interfere na imunidade é a nossa alimentação. Por isso, as mulheres devem ficar atentas à dieta para evitar ou minimizar os sintomas da candidíase. Alguns alimentos podem piorar e outros podem te ajudar! Veja a seguir quais são eles!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
As cebolas têm ação antifúngica

As cebolas têm ação antifúngica

O que consumir

Existem alimentos que têm ação antifúngica, e você devê tê-los aí na sua casa: cebola, alho, alecrim, orégano e tomilho. Esses temperos são ótimos para combater os fungos e podem ser acrescentados em diversos pratos salgados. As sementes de abóbora também são uma boa pedida, e você pode encontrá-las em casas de produtos naturais. Elas podem ser colocadas em saladas e também podem ser consumidas como lanchinho. Também é importante manter a flora intestinal equilibrada e, para isso, você deve consumir probióticos e prebióticos. Outros alimentos que vão ajudar a deixar a candidíase bem longe da sua vida são os vegetais, alimentos integrais, peixe, folhas verde-escuras e peixes.

Brigadeiros: melhor evitar quando estiver com candidíase

Brigadeiros: melhor evitar quando estiver com candidíase

O que evitar

Alimentos e bebidas fermentados são uma má ideia: procure evitar pães, vinho, cerveja e vinagre, pois eles são fermentados através da ação de fungos e podem desequilibrar os micro-organismos que estão no intestino. O fungo também gosta de ambientes ácidos para se reproduzir e alguns alimentos podem contribuir para isso, como as gorduras, proteínas e carboidratos simples. Procure evitar também o consumo de açúcar se estiver com candidíase, pois ele altera a flora vaginal.

Quer saber mais sobre o assunto?
Sintomas e tratamentos para candidíase no Minha Vida.

 

Taças com diversos tipos de vinho

Taças com diversos tipos de vinho

 

Recomendadas
Pela Web