Descubra os benefícios e quais são os alimentos ricos em vitamina A

O TudoGostoso vai te contar quais são os alimentos ricos em vitamina A e quais benefícios esse nutriente pode trazer para o seu organismo!

No blog do TudoGostoso, você pode conferir os benefícios para a saúde das vitamina C, vitamina D e B12. Hoje, vamos mostrar tudo que a vitamina A é capaz de fazer para te deixar cheio de saúde e disposição, e quais são os alimentos ricos em vitamina A para você incluir no cardápio de vez. Confira a seguir!

Vitamina A em alimentos de origem vegetal e animal

Alimentos de origem animal e vegetal ricos em vitamina A

Motivos para você amar alimentos ricos em vitamina A

Olhos de águia

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A vitamina protege a córnea, parte do olho que tem função protetora e que funciona como uma lente sobre a parte colorida do olho, a íris. A deficiência da vitamina A pode dificultar a visão em locais com pouca luz e causar até mesmo alterações oculares, como a cegueira noturna.

Pele de pêssego

A vitamina A ajuda na produção de colágeno, o que significa que ela pode ser uma grande aliada para você ter uma pele saudável e bonita. Além disso, o nutriente também ajuda na manutenção e função das células da pele e das mucosas, mantendo-as hidratadas e saudáveis!

Imunidade lá em cima

Um organismo com quantidades adequadas de vitamina A pode aumentar as chances das infecções darem de cara com a porta ao tentar atrapalhar a sua saúde! Isso porque a vitamina reforça a defesa do organismo, tornando-a mais eficaz e garantindo um pleno funcionamento do sistema imunológico.

Rico em antioxidante

A vitamina A possui função antioxidante capaz de ajudar a combater os radicais livres, contribuindo para células saudáveis. Dessa forma, doenças de pele, catarata e até mesmo câncer podem ser prevenidas.

Alimentos de origem animal ricos em vitamina A

Alimentos de origem vegeral ricos em vitamina A

E quais são esses alimentos?

Origem vegetal

Os alimentos de origem vegetal ricos em carotenoides, que inclui o betacaroteno, podem ser uma boa pedida. Isso porque, no organismo, essas substâncias são convertidas em vitamina A.

Para isso, dê preferência a frutas, legumes e verduras de cores amarelo-alaranjadas, tal como a cenoura, o mamão, a laranja, o damasco, o pêssego, a manga, a abóbora, a batata-doce, o caju, o milho; a folhas verdes, tais como o alface, a couve, o agrião, o espinafre ou mesmo o brócolis; ou a óleos, como o dendê.

Origem animal

Já nos alimentos de origem animal, dê preferência aos que possuem retinol, uma substância que também será convertida em vitamina A no organismo. 
Você pode encontrar essa substância em alimentos como ovos, leite, fígado, queijo e manteiga.

Combinações com alimentos ricos em vitamina A

Vitamina A + gorduras e proteínas

Em um prato com alimentos de origem vegetal ricos em betacaroteno, vale a pena incluir alguns alimentos que contenham proteínas e gordura. Isso porque esses dois últimos nutrientes irão auxiliar na conversão do betacaroteno em vitamina A, processo que ocorre na parede do intestino delgado.

Vitamina A + zinco

Após as substâncias serem transformadas em vitamina A, o nutriente absorvido no intestino será armazenado no fígado. Porém é necessário alimentos ricos em zinco para auxiliar no transporte da vitamina A pelos vasos sanguíneos até o fígado.

Prato com brócolis

Brócolis em um prato

Recomendadas
Pela Web