Açúcar vicia? Descubra aqui no TudoGostoso

Você não consegue ficar um dia sem comer açúcar? Veja saber se açúcar vicia mesmo!

Muitas pessoas sentem a necessidade ou têm o hábito de ingerir açúcar diariamente, seja na forma de bolos, chocolates, de sucos ou no cafezinho. Algumas até se dizem viciadas em açúcar. Mas será que açúcar vicia de verdade? Resposta: o efeito causado pela substância não é o mesmo efeito que as drogas causam no nosso organismo, mas, quanto mais comemos açúcar, mais vontade temos de comer alimentos com essa substância. Entenda como o açúcar funciona no nosso corpo!

Brigadeiro na panela

Brigadeiro na panela

O que o açúcar faz nosso corpo

Quando ingerimos aquele delicioso pavê (e qualquer açúcar), o açúcar entra no nosso sistema sanguíneo e eleva os níveis de glicose, o que estimula o pâncreas a produzir e liberar a insulina, um hormônio que transforma a glicose em energia e em estoques de gordura. Se consumimos muito açúcar, muita insulina será produzida. Mas se você para de comer essa quantidade de açúcar, a liberação de insulina continuará a acontecer: o seu sangue fica muita insulina e pouca glicose, e isso é o que chamamos de hipoglicemia. A hipoglicemia pode causar tontura, taquicardia e até desmaios. O nosso cérebro, então, diz para gente: “Coma açúcar!”, e aí vem aquela vontade louca de comer um docinho. Então, ingerimos açúcar, e o ciclo se reinicia: quanto mais açúcar comenos, mais vontade de comer açúcar temos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, o consumo de açúcar faz com o que o nosso corpo produza substâncias químicas naturais, como a serotonina e a dopamina, que nos dão sensação de bem-estar e prazer. Quem nunca comeu um brigadeiro e depois se sentiu melhor que atire a primeira pedra!

Bombons de vários sabores

Bombons de vários sabores

Temos que cortar o açúcar da nossa vida?

Se você não tem alguma doença ou condição que te impeça de ingerir açúcar, não é necessário radicalismo: como tudo na vida, o segredo está na moderação. Comer aquela mousse maravilhosa ou sorvete delicioso de vez em quando não vai prejudicar a sua saúde nem vai te “viciar”. Para evitar a vontade de comer açúcar todos os dias, beba muita água, coma mais alimentos proteicos, como o grão-de-bico, ervilha, peixe e carnes, pois eles dão mais saciedade. Comer uma fruta como sobremesa também pode ser uma boa estratégia, pois pode ser aquele docinho de que você precisava, né?

Sorvetes coloridos de vários sabores

Sorvetes coloridos de vários sabores

Recomendadas
Pela Web