9 formas de preparar café

O café é uma bebida tradicional e cheia de sabor. Venha conhecer 9 preparações com café!

Bebidas com café e tipos de café

Conheça os diversos tipos de preparações com café e escolha a sua preferida!

Café: tradição e sabor

Na minha família, o café sempre foi uma bebida com muita relevância. Pela manhã, após o almoço ou até mesmo antes de dormir, essa bebida sempre esteve presente nos nossos momentos. Depois dos almoços de domingo, então, nem se fala! O cafezinho era um verdadeiro evento, sempre com um bolo ou bolachas para acompanhar. Os anos se passaram e o café continua em nossas vidas e lembranças.  Há algum tempo, fiz um Curso de Formação de Baristas e, retomando algumas leituras, decidi enumerar para vocês os principais tipos de preparações com café, na linguagem das cafeterias, para quem ama tanto quanto eu esse bebida milenar.

Espresso curto

Esse é dos mais fortes e para os mais fortes. Com menos tempo de filtragem (20 a 30 segundos), o cafezinho tem 30ml de um sabor bastante intenso para alguns paladares.
Espresso normal ou longo
O preferido dos brasileiros, o espresso longo é mais fraco que o café curto. Leva a mesma quantidade de pó que o primeiro, apenas o tempo de filtragem da bebida é maior (35 a 40 segundos para obter 50ml da bebida), deixando o café mais suave.

Espresso carioca

Esse também é bastante pedido aqui no Brasil, até o nome é bem brasileiro. O espresso carioca é o espresso curto, porém acrescido de cerca de 15ml de água quente, deixando o café mais suave. É o meu preferido!

Espresso duplo

Esse é para quem gosta de tomar a bebida “aos baldes”, de “xicrão”, como diria minha mãe. São 150ml de café, que pode variar de curto a longo, dependendo do seu gosto.

Espresso romano

O espresso romano é o café acrescido de uma fatia de casca de limão. Se for o limão siciliano, fica mais suave e gostoso ainda. Pode acreditar: essa fruta cítrica dá um sabor todo especial ao mais simples dos cafés.

Macchiato / Latte macchiato

O espresso macchiato é aquele em que o café é extraído e “manchado” com o leite vaporizado. O latte macchitado é o contrário. Sobre o leite vaporizado, extrai-se o café espresso. Esse último pode ser considerado a versão original do nosso famoso pingado de padaria, que também é uma delícia!

Café Latte

O café latte também leva leite vaporizado sobre o café espresso, porém esse leite é depositado com mais cuidado, formando uma fina camada cremosa sobre a bebida. Incrível e saboroso!

Cappuccino

O cappuccino original não leva chocolate, como a maioria dos lugares adaptou aqui no Brasil. É o mesmo café espresso, acrescido de leite vaporizado, dessa vez em uma camada mais grossa, de cerca de 1cm. Divino!

Mocha

O mocha é outro queridinho das cafeterias, pois esse, sim, leva chocolate. “Até que enfim!”, dirão alguns (risos). As camadas de sabor são: calda de chocolate, café espresso, leite vaporizado e mais calda de chocolate para decorar. Tem coisa melhor num dia frio?

E você? Também é apaixonado por café? Experimente conhecer mais a história dessa bebida, provar suas combinações e até mesmo algumas receitas que levam café em sua composição. Aqui mesmo no site do TudoGostoso tem várias ideias legais para fazer em casa. Uma boa inspiração e um ótimo café para todos vocês!

Recomendadas
Pela Web