7 dúvidas frequentes sobre congelamento de alimentos

Apesar de comum, o congelamento de alimentos ainda gera muitas dúvidas sobre armazenamento, prazo de validade, perda de nutrientes. Afinal, quais alimentos podem e quais não podem ser congelados? Separamos essas e outras dúvidas frequentes para desmistificar esse processo que vai facilitar muito a sua vida!

Apesar de comum, o congelamento de alimentos ainda gera muitas dúvidas sobre armazenamento, prazo de validade, perda de nutrientes. Separamos algumas dúvidas frequentes para desmistificar esse processo que vai facilitar muito a sua vida!

É seguro “recongelar” alimentos depois do descongelamento?
Não, não é seguro. Depois de descongelado, o alimento passa por um aumento de temperatura que o deixa mais propenso e exposto a contaminação por bactérias. Mas lembre-se que descongelar de maneira errada um alimento também traz sérios riscos à saúde! A melhor opção para descongelar é na própria geladeira, nunca em cima da pia em temperatura ambiente ou com água quente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os nutrientes dos alimentos diminuem no congelamento?
Mesmo sendo congelados da forma correta, os alimentos acabam perdendo sim alguns nutrientes por ficarem longos períodos expostos a baixas temperaturas. Os alimentos que perdem menos propriedades são os legumes. Sendo assim, aposte sem medo no congelamento dos legumes e vegetais!

Os alimentos congelados vencem?
Não se engane! Os alimentos congelados vencem sim! Apesar do congelamento ser uma ótima opção para conservação, o ar presente nas moléculas dos alimentos faz com que eles oxidem, ainda que estejam em temperaturas tão baixas. Uma boa dica para aumentar a validade dos alimentos e ajudar na conservação, é limpar o freezer quinzenalmente.

Separamos alguns prazos de validade de alguns alimentos pra você ficar atento!
Carne bovina sem gordura: 9 a 12 meses
Carne bovina com gordura: 2 meses
Frango: 12 meses
Lula, camarão, lagosta, marisco, mexilhão e filé de peixe em posta: 3 meses
Carne de porco: 6 meses
Linguiça e salsicha: 2 meses
Bacon: 2 meses
Presunto e tender: 4 meses
Hambúrguer: 3 meses
Aves: 3 meses
Frutas: 8 a 12 meses
Vegetais: 8 a 12 meses

Qualquer alimento pode ser congelado?
Sim, qualquer alimento pode ser armazenado no freezer, porém, alguns sofrem pequenas modificações no processo e podem sofrer alteração na consistência, na textura e até mesmo no sabor. É o caso da carne moída, que acaba cristalizando e perdendo nutrientes e a cor avermelhada. Pudins e manjares à base de milho acabam tendo alteração nas propriedades. Batata e demais tubérculos perdem a textura e o sabor também se modifica. No caso da maionese, o óleo acaba se separando dos demais ingredientes e perde toda a textura. Folhas e tomates também perdem alguns de seus nutrientes no processo.

Quais os benefícios do congelamento?
Na correria do dia a dia, é sempre mais prático recorrermos para as comidas congeladas. Ao invés de comprar alimentos industrializados, armazenar alimentos frescos e saudáveis são uma ótima opção. Quando conservados em baixas temperaturas, carnes, verduras e legumes tem sua validade aumentada. Você pode manter o alimento por um período maior e cozinha-los aos poucos, de acordo com a sua necessidade. Assim, você evita desperdícios e consegue aproveitamento total dos alimentos. É ou não é uma boa saída para os dias mais corridos?

Qual é a melhor embalagem para armazenar os alimentos congelados?
Recipientes? Papel-alumínio? Plástico-filme? Nada disso, a melhor maneira de armazenar os alimentos são em saquinhos de plástico! Dessa forma, é possível tirar o ar dos alimentos de maneira mais fácil e, consequentemente, preservar sua validade. Depois que colocar o alimento no saquinho, mergulhe na água para que o plástico assuma o formato do alimento. Lembrando que quanto menos ar, menor a proliferação das bactérias!

Recomendadas
Pela Web