4 dicas para você produzir menos lixo na sua casa

Para o bem do meio ambiente, saiba como produzir menos lixo e até reaproveitá-los no seu dia a dia!

Essas práticas vão fazer você produzir menos lixo.

Conheça práticas que vão fazer você produzir menos lixo no seu dia a dia!

Hoje em dia é grande a preocupação com o meio ambiente e, dentre as iniciativas principais, está a de diminuir o lixo produzido por pessoa. Um dos passos mais importantes é evitar o desperdício de alimentos. Pensando nessas pequenas atitudes, que podem se tornar importantes atos, confira dicas de como produzir menos lixo no seu dia a dia!

Na hora da compra, prefira as verduras das hortas

Normalmente, procuramos comprar as verduras em supermercados, onde normalmente já estão embaladas, o que pode se tornar difícil na hora da reciclagem. Procure comprar as frutas e verduras a granel ou em hortas locais. Assim, você reduzirá a quantidade das embalagens utilizadas.

Utilize sacolas retornáveis quando for as compras

Quando for fazer suas compras do mês no supermercado, evite utilizar as sacolas plásticas e use as sacolas retornáveis. Você pode até utilizar algumas sacolas plásticas para colocar os produtos de limpeza ou alimentos que podem soltar algum líquido, porém com toda a cautela, afinal, devemos evitar a alta quantidade de lixo.

uma forma de diminuir as embalagens é consumir em hortas

Compre as verduras nas hortas invés de supermercados, para reduzir a quantidade de embalagens.

Invista em novas receitas e assim evitar o desperdício dos alimentos

No seu dia a dia na cozinha tente produzir receitas que aproveitem o alimento completamente ou recorra à compostagem. Busque opções e tenha criatividade para não descartar os alimentos à toa. Você pode fazer isso com frutas, legumes e verduras, por exemplo. Outra dica é comprar apenas o que for realmente utilizar, para não jogar no lixo os alimentos que passaram da validade e você acabou não utilizando.

Reaproveite o que iria parar no lixo

Se você é uma pessoa criativa ou tem boas habilidades manuais, tente transformar o que iria para o lixo em algum objeto útil para sua casa. Você pode fazer vasos e porta-trecos de garrafa pet, por exemplo, apenas pintando e revestindo de tecidos. Assim, você não produz mais lixo e ainda deixa os objetos da sua casa personalizados.

E você, o que tem feito para reduzir a produção do lixo na sua casa?

Recomendadas
Pela Web