Sugestão de harmonização para quem ama queijos!

Todos amam queijo! Existem centenas de tipos e eles podem ser degustados sozinhos como aperitivos, acompanhando um bom vinho ou até mesmo dando aquele toque especial as pizzas! Separamos algumas curiosidades e dicas sobre esse alimento sensacional!

Se você ama queijos e vinhos, vem com a gente!

Tipos de queijos
A inacreditável diversidade de tipos de queijos, nos dá milhares de possibilidades de harmonizações! Mas por onde começar? 
Primeiro vamos separar os tipos de queijo que são sete: o duro, o fresco, o fresco curado, o branco mole, o semimole, o azul e o temperado.
A partir dessa seleção, é só se aventurar nesses sabores e escolher o que mais agrada ao seu paladar!
Harmonizações 
Queijos frescos e curados/pasta mole (minas frescal, ricota, muçarela, muçarela de búfala, queijo coalho, brie) harmonizam muito bem com vinhos brancos, vinhos leves, secos e pode até acompanhar algumas torradinhas!
Queijos brancos moles (queijo cottage, frescal) vão muito bem com os espumantes por causa do contraste entre o sal do queijo e a doçura do vinho! Que tal apostar nessa mistura?
Queijos semimoles (prato, meia-cura, cheddar) combinam super bem com os vinhos brancos, os frutados e os tintos leves. 
Os queijos duros (parmigiano, provolone, pecorino) tem um sabor bastante acentuado! Aposte em vinhos tintos mais encorpados para manter o sabor do queijo.  
Os Azuis (gorgonzola, roquefort, stilton) funcionam super bem quando acompanhados por vinhos doces e aromáticos. 

Recomendadas
Pela Web