Cenoura: inúmeros benefícios do vegetal mais cultivado do mundo

Além de deliciosa e versátil, a cenoura faz muito bem à saúde. Confira seus principais benefícios!

Se você já ama cenoura, tem motivos a mais para consumi-la; se não, vale a pena experimentar de novo e pensar em sua saúde!

Ela é um dos principais legumes da estação e combina com cozidos , soufléssopas além de ser deliciosa também crua. O bolo é o mais querido do nosso site e ela marca presença quase que diariamente na mesa dos brasileiros. Estamos falando da cenoura, vegetal mais cultivado do mundo, em parte porque seu plantio é relativamente fácil.

Além do sabor, a cenoura tem diversos outros benefícios, prevenindo, inclusive, certos tipos de câncer. Com apenas 40 calorias a cada 100 gramas, vale a pena investir nesse legume incrível. Confira os principais motivos para você incluir as cenouras regularmente em sua alimentação!

Amiga do coração – O beta-caroteno, alfa-caroteno e luteína presentes na cenoura ajudam na redução dos riscos de doenças cardíacas. Além disso, o alto teor de fibra solúvel que ajudam na redução do colesterol ruim e aumenta o nível de colesterol HDL (o bom colesterol). O LDL (colesterol ruim) alto é a principal razão para os acidentes vascular cerebral, uma das doenças que podem ser prevenidas através da ingestão de diversos legumes, dentre eles, a cenoura.

Rica em vitaminas e minerais – Fósforo, potássio, cálcio e sódio são os sais minerais presentes na cenoura.  Além disso, por possuir boa quantidade de fibras, a cenoura ainda figura como uma amiga do intestino, evitando a famosa “prisão de ventre”.

Melhora o sistema imunológico – O betacaroteno, que é transformado em vitamina A, estimula a imunidade e auxilia as defesas do corpo a se fortalecerem contra vírus e bactérias, diminuindo assim o risco de doenças. Invista em um bom suco de cenoura que, além de delicioso, reforça suas defesas!

Melhora a visão – Fonte de vitamina A, a cenoura ajuda a melhorar a saúde dos olhos e a falta pode danificar a retina dos olhos e causar deficiência na visão ou cegueira noturna. O betacaroteno (basicamente convertido em vitamina A no organismo) ajuda a evitar a catarata senil outros problemas de visão em idosos.

Faz bem para a digestão – Por aumentar a quantidade de saliva, o que facilita a digestão, o consumo regular de cenouras pode ajudar a prevenir úlceras gástricas e outros distúrbios digestivos.

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