Quem foi Paul Bocuse: saiba mais sobre o chef francês

História da gastronomia: saiba mais sobre quem foi Paul Bocuse, chef de cozinha francês.

Em janeiro de 2018, morreu o chef de cozinha francês Paul Bocuse. Ele foi o responsável por difundir a gastronomia francesa no mundo inteiro: é um dos criadores no movimento chamado nouvelle cuisine (nova cozinha, em francês) nos anos 1960. Esse movimento reinterpretou a culinária francesa tradicional: o foco passou a ser em ingredientes frescos e em uma apresentação mais sofisticada. Quer saber mais sobre Paul Bocuse? Confira a seguir!

Fachada do restaurante Paul Bocuse, em Lyon, com seu retrato

Fachada do restaurante Paul Bocuse, em Lyon, com seu retrato

Quem foi Paul Bocuse

Bocuse fez sua estreia na cozinha com apenas 10 anos, em uma casa que servia refeições familiares. Aos 15 anos, tornou-se aprendiz de Claude Maret e, mais tarde, ficou amigo dos irmãos e cozinheiros Jean e Pierre Troisgros. Em 1958, abriu seu próprio restaurante e, em 1965, recebeu a terceira das estrelas do Guia Michelin, a tradicional publicação que elege os melhores restaurantes e hotéis do mundo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O auge da sua carreira foi nos anos 1970, com a nouvelle cuisine, corrente gastronômica que se transformou no pilar da modernidade culinária, em parte graças ao seu livro “A cozinha de mercado”. Esse movimento, cujo nome foi dado pelos críticos gastronômicos Henri Gault e Christian Millau, privilegiava uma cozinha mais simples e, ao mesmo tempo, refinada. As técnicas da cozinha clássica francesa eram utilizadas para deixar os pratos mais leves e frescos.

Paul Bocuse foi o criador do Bocuse d’Or, um prestigiado concurso de gastronomia, e ele também contribuiu para a formação de seus sucessores com a fundação em 1990 do Instituto Bocuse, cuja sede é em Lyon. Sua morte foi lamentada no mundo inteiro, e ele recebeu muitas homenagens. No Brasil, no lançamento do evento Goût de/Good France, criado pelo renomado chefe francês Alain Ducasse, houve uma homenagem especial a Bocuse: o cônsul-geral da França no Rio de Janeiro, Jean-Paul Guihaumé, e o chefe Claude Troisgros, emocionaram os convidados com discursos que louvavam a gastronomia francesa e a sua capacidade de unir as pessoas com a boa comida.

Paul Bocuse autografando a dólmã de um chef de cozinha

Paul Bocuse autografando a dólmã de um chef de cozinha

Recomendadas
Pela Web