Iniciativa verde: estufa de alimentos no telhado de supermercados

Um projeto inovador está sendo realizado nos Estados Unidos: estufas de alimentos frescos no telhado de mercados. Saiba mais sobre essa incrível iniciativa verde!

As pessoas têm ficado mais atentas às questões de consumo consciente e alimentação saudável. Projetos inovadores trazem diferentes perspectivas para a relação da população com a comida, como a comida em pó e as máquinas que distribuem alimentos de graça. Uma incrível iniciativa verde foi criada nos Estados Unidos e promete ser uma solução para diversos problemas socioambientais. Descubra mais sobre esse projeto e surpreenda-se com a gente!

Iniciativa verde: estufa no telhado de supermercado

Iniciativa verde: estufa no telhado de supermercado

Inciativa verde

Supermercado mantém estufa no telhado

Diretamente no coração dos Estados Unidos, em Nova York, uma produtora de alimentos local resolveu inovar com uma ideia superdiferente. A produtora Gotham Greens identificou nos prédios da cidade um espaço ideal para lançar uma iniciativa verde que promete melhorar a vida de muita gente: no telhado da rede de mercados Whole Foods foi construída uma grande estufa capaz de produzir 150 toneladas de alimentos frescos por ano. O projeto foi implementado pela primeira vez em 2013 e atualmente já conta com 4 unidades espalhadas em Nova York e Chicago.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Iniciativa verde: estufa no telhado do supermercado Whole Food

Iniciativa verde: estufa no telhado do supermercado Whole Food

O projeto já construiu mais de 15.000 m² de área verde no teto dos grandes blocos de concreto. Apesar de não utilizarem agrotóxicos e pesticidas, a produção não pode ser considerada orgânica. A técnica de cultivo é feita pela hidroponia, em que plantas são mantidas em soluções nutritivas de água, sem o uso do solo. Com um sistema inteligente de irrigação, a produção é feita usando 20 vezes menos água do que outras formas de cultivo.

Além de reaproveitar os espaços disponíveis na cidade, o projeto contribui para a alimentação saudável da população. Por ser localizado no alto de telhados de supermercados, os alimentos são vendidos diretamente no local, garantindo ingredientes frescos. Essa solução ainda diminui os impactos causados pela poluição provenientes dos transportes entre o campo e a cidade. São muitas vantagens em um único projeto!

E você, o que você acha dessa iniciativa? Compartilhe conosco a sua opinião nos comentários do Facebook!

Iniciativa verde: estufa no telhado de supermercado

Iniciativa verde: estufa no telhado de supermercado

Recomendadas
Pela Web