Você sabe por que o milho-verde é amarelo?

Chega de mistério: venha saber por que o milho-verde é amarelo!

Em época de festa junina, o milho é um dos ingredientes que ganha ainda mais destaque! E não é pra menos, né? Além de ser cheio de benefícios para a saúde, o milho é versátil e cai bem em receitas que vão desde um saboroso milho cozido até um delicioso bolo de milho de liquidificador, croquete de milho ou até mesmo docinho de milho-verde! Mas… você já se indagou alguma vez o porquê do milho-verde tão amarelinho ter esse nome? Se você já tinha essa dúvida — ou se a gente acabou de colocar esse ponto de interrogação na sua cabeça —, o TudoGostoso vai te conta agora por que o milho-verde é amarelo!

Milho cozido servido com pedaço de manteiga

Milho cozido servido com pedaço de manteiga

Por que o milho-verde é amarelo?

Se você achava que o verde do milho-verde se referia à cor, saiba que a história não é bem essa. O verde se refere, na realidade, ao ponto de maturação do alimento!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sabe aquele papo de que um alimento ainda está verde e, portanto, não está no momento ideal de ser colhido? A diferença é que, no caso do milho, quando colhido ainda “verde” — ou seja, sem estar no seu ponto de maturação ideal —, ele é mais macio e mais saboroso.

“Mas e quanto ao milho maduro?”. Ele pode ser encontrado em ingredientes como farinha, óleo, fubá e até mesmo na queridinha da pipoca. Além disso, no Brasil ele também é comumente utilizado para a produção de rações para aves e gado, por exemplo.

Farinha e óleo de milho

Farinha e óleo de milho

Mas é a cor verde? Onde fica nessa história?

Ok, vai: você ainda está se indagando “cadê o verde”. Na realidade, o milho só tem a coloração verde quando a espiga começa a se formar. Ou seja: só lá nas primeiras etapas do desenvolvimento do milho!

Espiga de milho ainda na planta

Espiga de milho ainda na planta

Recomendadas
Pela Web