Por que nossa barriga ronca quando está vazia?

Venha descobrir por que a sua barriga ronca quando está vazia!

Quem nunca foi surpreendido pela barriga dando aquela roncada? Dependendo de onde você está, chega a ser um momento embaraçoso, e o primeiro pensamento que vem à sua mente — e de todos que estão a sua volta — é que isso é um sinal de fome. Mas você já se questionou por que isso acontece? Dá pra controlar? Como a sua barriga é capaz de fazer esse barulho tão alto? Não se preocupe que isso é algo supernatural e pode acontecer com todo mundo! Hoje vamos te explicar por que nossa barriga ronca — uma coisa que acontece principalmente quando estamos com fome e vemos essas receitas deliciosas do TudoGostoso, né? Vem com a gente matar essa curiosidade!

Barriga roncando

Barriga roncando

Por que nossa barriga ronca?

Sabe quem é o responsável por essa sinfonia dentro de você? O estômago! Os movimentos que esse órgão faz produzem o famoso ronco. Mas calma que a gente te explica mais!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sempre em movimento

Não pense você que o estômago só se movimenta quando está vazio, leitor: o nosso estômago sempre está em movimento! Isso acontece porque ele é um dos órgãos do sistema digestório, ou seja, um dos órgãos responsáveis por digerir tudo que consumimos.

Os movimentos que o estômago realiza durante a digestão são chamados de movimentos peristálticos e acontecem de forma involuntária. Ou seja: o estômago dá conta do recado sozinho pra poder digerir! E quando há comida dentro do estômago, esses movimentos acontecem de forma suave e lenta, não produzindo muito barulho.

Porém quando nosso estômago está vazio, não há comida para abafar o barulho desses movimentos digestivos, né? Dentro do nosso estômago já possuímos, naturalmente, ar e líquidos. Então, quando não há alimento ali, o estômago começa a se movimentar e mexer no ar e nos líquidos! É por isso o barulho fica tão alto.

Por isso, o barulho também pode acontecer quando o estômago está cheio, afinal, há comida, ar e líquidos ali dentro sendo digeridos. Porém o barulho vai ser beeem mais baixo do que se seu estômago estivesse vazio.

Barriga roncando

Por que nossa barriga ronca

Recomendadas
Pela Web