Palmito: conheça 3 tipos

O TudoGostoso te mostra 3 tipos de palmito e suas características!

Confira mais sobre os 3 tipos de palmito.

Conheça os 3 variedades de palmito e suas características marcantes!

Palmito: 3 tipos e diversas receitas

Além de saboroso, o palmito é cheio de benefícios para a saúde. Muitas pessoas estão acostumadas a comprar o palmito em conserva, sem atentar para o fato de que existem diversos tipos de palmito. Os mais comuns são: juçara, pupunha e açaí. O que os diferem são as árvore em que são gerados — a palmeira —, influenciando no tempo de amadurecimento, sabor e conservação. Venha saber mais sobre cada um para não errar quando for ao supermercado!

Juçara

Entre as variedades, o palmito juçara é o mais carnudo. Ele necessita de um bom tempo para amadurecer — cerca de 8 anos! Além disso, o seu sabor é mais marcante. Trata-se de uma palmeira natural da Mata Atlântica e, como dito, que demora anos para se desenvolver — correndo o risco de entrar em extinção. Por isso, procure verificar se o produto é certificado pelo IBAMA e de plantação planejada.

Com sabores diferentes, escolha o que melhor combinar com a sua receita!

Com diferenças entre o sabor, escolha o que mais for combinar com o seu prato!

Pupunha

A pupunha é um dos tipos de palmito mais encontrados nos supermercados. A pupunheira leva 2 anos para amadurecer e, por isso, sua produção é mais constante — sendo assim, uma opção mais ecologicamente favorável se comparado ao juçara e açaí. Diferentemente do palmito juçara, seu sabor é mais suave e levemente adocicado, apresentando uma textura macia e saborosa.

Além disso, a pupunha, por não conter antioxidantes, possui um tempo maior de conservação, não escurecendo quando em contato com o ar — ficando no máximo amarelada, dependendo da sua conserva. Uma das formas de consumo do pupunha é assado com manteiga e ervas. Mas ele pode ser usado também nas receitas de rissole de palmito, risoto de palmito e torta de creme de leite com palmito. Você pode conferir todas elas no TudoGostoso!

Açaí

O açaizeiro produz um palmito tão bom quanto o juçara. Ele é cultivado em diversos estados do Brasil, principalmente São Paulo, Bahia e Espírito Santo e vem conquistando espaço da produção do juçara, pois esse encontra-se em extinção. Ele é mais fibroso e tem sabor mais forte que o palmito pupunha.

Recomendadas
Pela Web