Ovos: confira os mitos e verdades

O TudoGostoso te conta o que é mito e o que é verdade sobre os ovos!

Os ovos são alimentos muito presentes na alimentação dos seres humanos. Ele é ingrediente fundamental em diversas receitas, como pudim, maionese, quindão e tantas outras receitas doces. Mas a verdade é que, alguns anos atrás, os ovos tinham uma reputação ruim, mas hoje é sabido que os ovos possuem diversos benefícios para a nossa saúde, sendo uma excelente fonte de proteína. Se você ainda tem dúvidas sobre as propriedades desse alimento, vem que o TudoGostoso te conta o que é mito e o que é verdade sobre os ovos!

Mitos e verdades sobre os ovos

Ovos engordam

Mito! As gorduras encontradas nos ovos são as chamadas gorduras boas, que chegam até a ajudar a emagrecer se consumidas na quantidade correta. Isso, claro, combinado com uma alimentação saudável.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
mitos e verdades dos ovos

O ovo cozido é uma das formas mais saudáveis de consumir esse alimento.

É indicado comer o ovo inteiro

Verdade! A clara (parte branca) concentra as proteínas, enquanto as vitaminas e mineirais são encontradas na gema (parte amarela).

Os ovos são ricos em vitamina B12, que é primordial para um cérebro saudável. Além disso, ele também é uma ótima fonte de vitamina D. Para quem não sabe, essa vitamina é responsável pela absorção do cálcio no organismo! E, vamos combinar, esse é um mineral muito importante, afinal, ele ajuda a deixar nossos ossos e dentes mais fortes.

Não faz bem comer ovo no café da manhã

Mito! Existe, sim, uma explicação para o costume de se consumir ovos no café da manhã. O ovo é um alimento que aumenta a nossa saciedade, nos deixando satisfeitos até a hora do almoço. Ele também é uma excelente maneira de substituir o pão no café da manhã.

mito e verdades do ovo

É indicado comer o ovo inteiro para aproveitar todos os seus benefícios.

O ovo pode ser fonte de contaminação

Verdade! Ovo não deve ser consumido cru, pois ele pode estar contaminado com salmonela, uma bactéria que pode causar diarreia, dores abdominais, vômito e mal estar. Ela vive no intestino as aves e pode contaminar os ovos.

O ovo aumenta os níveis de colesterol

Mito! É verdade que o ovo é rico em colesterol, cerca de 200 mg por unidade. No entanto, não é o colesterol da nossa alimentação o responsável por aumentar os níveis de colesterol no sangue. É a gordura saturada que pode aumentar a produção de colesterol pelo nosso organismo.

Veja também:
Saiba tudo sobre a dieta do ovo no Minha Vida

Recomendadas
Pela Web