O que é a dieta low carb?

Saiba mais sobre a dieta low carb, que tem conseguido cada vez mais adeptos.

dieta low carb

Legumes e carnes são boas opções na dieta low carb

De tempos em tempos, uma nova dieta surge prometendo resultados fantásticos. Como muitas pessoas querem emagrecer, essas dietas se popularizam e viram mania. Uma dieta que surgiu e ficou foi a low carb (do inglês, pouco carboidrato). Quer saber um pouco mais sobre ela? TudoGostoso te conta!

Mas o que são os carboidratos?

Primeiramente: o que são os carboidratos? Eles são os nutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia para o organismo. “Ai, odeio química e biologia, vou parar de ler isso!”. Calma! Vamos tentar explicar de forma simples: quando comemos um alimento rico em carboidratos, ele se transforma em glicose e glicogênio e é armazenado no fígado e nas fibras musculares. Mas o que é glicogênio? Ele é o estoque de energia rápida do organismo, ou seja, é o modo como a glicose, a principal fonte de energia das células, é armazenada. Se há excesso de glicose, ele é estocado em forma de gordura no nosso corpo e nós engordamos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas é proibido comer carboidratos na low carb?

Não! O que se propõe nessa dieta é a diminuição do consumo de carboidratos. Eles não devem ser retirados totalmente da sua alimentação, mas, sim, controlados. Muita gente acredita que, na low carb, deve-se aumentar o consumo de proteínas (carnes, ovos e laticínios) e cortar totalmente os carboidratos, mas isso não é verdade. O consumo de gorduras boas e vegetais com baixo carboidrato é recomendado, o que não quer dizer que os carboidratos estão totalmente proibidos.

O que comer e o que evitar?

Os alimentos que são pobres em carboidratos são: carnes de vaca, frango, porco, peixes e frutos do mar, verduras e legumes, laticínios como o leite, o creme de leite e a manteiga, sementes e nozes, azeite de oliva e óleo de coco. Os ricos em carboidratos são os pães, bolos, refrigerantes, cerveja, biscoitos, entre outros. Para saber sobre quantidades e construir um plano alimentar individual, é necessário procurar um nutricionista ou médico especializado.

Recomendadas
Pela Web