O que é a dieta low carb?

Saiba mais sobre a dieta low carb, que tem conseguido cada vez mais adeptos.

A dieta low carb é um tipo de dieta que tem se popularizado cada vez mais por quem busca uma maneira de perder peso de maneira saudável. Esse tipo de dieta consiste em comer uma quantidade mínima de carboidratos e dar preferência às proteínas, principalmente as de baixa caloria, e aos legumes. Confira abaixo mais detalhes sobre o que é a dieta low carb!

dieta low carb

Carnes e legumes: excelentes opções para a dieta low carb

Saiba mais sobre a dieta low carb

O que são os carboidratos?

Antes de mais nada, é importante entender o que são os carboidratos e como eles agem no nosso corpo! Os carboidratos são responsáveis por fornecer energia para o nosso organismo. Quando um alimento que é fonte desse nutriente é consumido, ele se transforma em glicose. A glicose é utilizada pelas células e garante que tenhamos energia suficiente para exercemos nossas funções diárias. Quando ela não é totalmente usada, ela é armazenada no fígado e nas fibras musculares em forma de glicogênio. Essa reserva será utilizada futuramente quando necessitarmos. No entanto, quando consumimos muito mais glicose do que gastamos, ela começa a ser armazenada em forma de gordura e é aí que engordamos!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
o que é dieta low carb

Alimentos que podem ser consumidos durante a dieta low carb

 

Então não pode comer carboidratos?

Nada disso! A dieta low carb consiste em diminuir o consumo diário de carboidratos e não parar de consumi-los completamente. Algumas pessoas acreditam que, ao fazer essa dieta, deve-se aumentar a ingestão de proteínas como carnes e ovos e cortar totalmente a ingestão de carboidratos, mas não é assim que funciona! Alimentos como arroz, pães e massas são normalmente retirados do cardápio diário. No blog do TudoGostoso você encontra diversas receitas adaptadas como brigadeiro low carb, pão low carb, quindim low carb e coxinha low carb.

O que comer e o que evitar?

Antes de começar a seguir a dieta low carb é importante consultar um nutricionista ou um médio especializado. Para satisfazer a curiosidade, alguns alimentos permitidos são carnes de vaca, de frango e de porco, peixes e frutos do mar, vegetais, leite, creme de leite, manteiga e óleo de coco. Já os alimentos que são contra-indicados para quem pratica essa dieta são os pães, bolos, cerveja, biscoitos, refrigerantes e massas.

Recomendadas
Pela Web