Jardim vertical: confira como fazer um na sua casa

Confira como é fácil fazer um jardim vertical que vai deixar sua casa linda e cheia de cor!

Que as plantas dão vida e cor ao ambiente, não há como negar! Por aqui, já te mostramos como utilizar as plantas na decoração da cozinha e 5 tipos de suculentas para ter em casa. Mas não é preciso ter uma casa grande com um quintal enorme para ter um jardim! No caso de casas pequenas ou apartamentos, o toque verde não precisa surgir do chão, mas sim, das paredes! Já ouviu falar do jardim vertical? Essa técnica de construir jardins dá um toque lindo ao ambiente, além de poder ser feito de diversas formas. Confira modelos diferentes de jardim vertical e como montá-los na sua casa:

Jardim vertical com plantas apoiadas em uma estrutura de madeira

Jardim vertical com plantas apoiadas em uma estrutura de madeira

Jardim vertical: como montar e diferentes modelos

Analise o ambiente

Antes de tudo, é preciso verificar alguns detalhes básicos do ambiente onde você deseja montar o seu jardim vertical. Luminosidade (área de sol ou de sombra), umidade e ventilação do local são um dos fatores principais que você usará como pré-condição para definir quais plantas colocar no jardim.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Escolha o tipo de planta

Agora que você já sabe quais plantas irão se adaptar melhor ao ambiente, hora de escolher quais você quer para a sua decoração! Vale fazer diferentes combinações, combinando plantas de cores e texturas diferentes, deixando seu jardim vertical ainda mais bonito!

Jardim vertical com plantas colocadas em vasos

Jardim vertical com plantas colocadas em vasos

Coloque uma pré-estrutura para receber as plantas

Para colocar as plantas nas paredes, é necessário fixar antes uma estrutura na parede. Ela pode ser feita de madeira ou outro material que vão garantir que as plantas ficarão bem presas ao serem apoiadas ali.

Não abra mão dos vasos de plantas

Os vasos permitirão que você distribua as plantas de forma mais organizada por toda a estrutura. Você vai poder mudar os vasos de lugar, sempre renovando a cara do seu jardim vertical. Para isso, você pode prender os vasos utilizando ganchos. Procure dar preferência aos vasos plásticos chanfrados, que irão se encaixar melhor à estrutura montada na parede.

Jardim vertical feito com garrafas de plástico

Jardim vertical feito com garrafas de plástico

Reaproveite os materiais recicláveis

Os materiais recicláveis são ótimos para garantir uma decoração bonita, barata e sustentável. Sabe aquelas garrafas pets que você acumula em casa? Você pode ir reservando várias delas para construir um jardim vertical! Basta lavá-las, secá-las bem e cortá-las antes de colocar a terra e as plantas.

Manutenção

As plantas podem estar na parede, mas têm que ser cuidadas como se estivessem no chão. Por isso, fique atento à sua irrigação e adubação, ok? Lembre-se de dar água, com a quantidade que cada espécie de planta requer e de adubar — que tal fazer seu próprio adubo orgânico através da compostagem caseira?

Jardim vertical apoiado sobre diferentes estruturas de madeira em formato de quadros

Jardim vertical apoiado sobre diferentes estruturas de madeira em formato de quadros

Um grande jardim vertical

Por ser uma ideia sustentável e que ainda ajuda a purificar o ar do ambiente, o jardim vertical também está sendo adotado por grandes construções! Sendo assim, a técnica se expandiu, saindo do interior dos ambientes e indo parar também nas paredes externas de casas e outras empresas. Que tal você também adotar a ideia e fazer um jardim vertical dentro ou fora da sua casa, hein?

Jardim vertical na parede externa de uma casa

Jardim vertical na parede externa de uma casa

Recomendadas
Pela Web