Jambu: confira os benefícios para a saúde

Você já ouviu falar em jambu? Confira o que é e quais são os seus benefícios para a saúde!

O jambu é uma planta encontrada na região Norte do Brasil, principalmente no estado do Pará, mas que também pode ser encontrada no sudoeste asiático e em Madagascar. Ele ficou famoso por estar presente em diversos pratos típicos como o molho de tucupi e no tacacá.

Mas engana-se quem pensa que o jambu, também conhecido como agrião-do-Pará, só é utilizado na gastronomia. Essa plantinha possui propriedades medicinais que ajudam a aliviar algumas dores, graças ao seu efeito analgésico. Além disso, ele também é um diurético, laxante, antifúngico, antiviral, afrodisíaco e muito mais. É mais comum consumi-lo na forma de chá ou nas saladas. Uma característica conhecida do jambu é causar dormência na língua.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
propriedades do jambu

Flores de jambu

Benefícios do jambu

Como você pode ver, esse alimento possui muitos benefícios para a nossa saúde, e o TudoGostoso faz questão de contar mais sobre ele. Confira!

Ação antioxidante

Assim como o vinho, a seriguela, o gergelim e outros alimentos, o jambu também possui ação antioxidante. Para quem não sabe, os antioxidantes naturais são importantes para ajudar a combater os radicais livres, que são os principais causadores de doenças degenerativas e cardiovasculares.

Efeitos afrodisíacos

Diversos alimentos têm um efeito afrodisíaco, ou seja, eles tendem a aumentar o apetite sexual. Portanto fazer um chá de jambu é uma ótima opção para dar uma esquentada naquela data especial.

Além disso, ele também está associado ao aumento da testosterona, que é o principal hormônio masculino. Ligada ao sistema reprodutivo e à sexualidade, a testosterona também exerce funções relacionadas à massa muscular e à densidade óssea.

jambu benefícios

Folhas de jambu

Analgésico

Por ser considerada uma planta medicinal, essa erva é indicada para aliviar diversas dores por conta de sua ação analgésica, como dores de dente, tosse, gengivite, herpes e muitas outras doenças que possam causar dor e desconforto.

Rico em vitamina C

Além de as folhas do jambu serem consumidas quando frescas, delas também são extraídas o seu óleo, que é riquíssimo em vitamina C. Essa vitamina apresenta benefícios para os olhos, peles, cabelos, unhas, além de auxiliar no ganho de massa muscular na queima de gordura.

Mas cuidado!

Antes de utilizar essa planta com fins medicinais, consulte o seu médico. Ele não é indicado para mulheres grávidas.

Recomendadas
Pela Web