Hortelã e a menta: descubra como diferenciar as duas plantas

Você sabe quais são as diferenças entre a hortelã e a menta? Saiba mais sobre elas!

Sabe aquela sensação de refrescância que surge quando escovamos os dentes? Esse frescor é por causa de uma plantinha muito conhecida, a hortelã. Ou será a menta? É muito comum confundir essas duas ervas. Tanto a menta quanto a hortelã são duas espécies pertencentes ao gênero Mentha. Ricas em benefícios para a sua saúde, a hortelã e a menta possuem diversas aplicações diferentes, tanto na culinária quanto em outras áreas. Descubra mais características sobre essas plantas e como diferenciá-las.

Diferenças entre hortelã e a menta: Mentha piperita (hortelã)

Mentha piperita (hortelã)

Hortelã e a menta

O gênero Mentha abriga uma variedade de 25 a 30 espécies diferentes. No Brasil é mais comum encontrar a Mentha piperita, popularmente conhecida como hortelã e a Mentha spicata, mais conhecida como menta. Assim como as frutas híbridas, outras espécies foram desenvolvidas em laboratório através de cruzamento entre as espécie desse gênero, aumentando o número de opções e confusão para identificá-las. É fácil acabar misturando essas plantinhas por serem todas similares, mas algumas características ajudam a conhecê-las melhor.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Diferenças entre hortelã e a menta: Mentha piperita (hortelã)

Mentha piperita (hortelã)

A hortelã tem sabor forte e ardido. Seu uso mais comum é para atribuir sabor em pastas dentais, balas e em fitoterápicos. As suas folhas são pontiagudas, compridas e estreitas, além de estarem dispostas em forma de uma espiga larga. Outra característica que ajuda a distingui-la da menta é a presença de uma pequena haste que liga a planta ao caule principal. Já a menta tem um sabor mais suave que o da hortelã. Amplamente utilizada como tempero, ela é suave e refrescante. Sua folhas são mais largas e aglomeradas em um conjunto mais estreito e alongado.

Diferenças entre hortelã e a menta: Mentha spicata (menta)

Mentha spicata (menta)

A confusão entre as duas plantas também se dá por causa da diferença de nomenclatura em cada região do país. Normalmente, no sul do Brasil a maioria das espécias é denominada de menta, já no interior de São Paulo e no nordeste é comum encontrá-las sendo chamadas de hortelã. Essas duas plantas são muito usadas na cozinha, como em um delicioso mousse de chocolate com menta ou um refrescante suco de abacaxi e hortelã. E você, já sabia dessas diferenças?

Recomendadas
Pela Web