Gelo seco: o que é e como funciona

Você sabe o que é gelo seco? Não? Então, vem que o TudoGostoso te explica direitinho o que é, para serve, como funciona e onde encontrar!

para que serve o gelo seco

Drinques coloridos com fumaças de gelo seco

Você sabe o que é gelo seco? Ele é muito utilizado em alguns bares e restaurantes para fazer aquele efeito “fumaça” por cima dos drinques. Se você já bebeu um sex on the beach esfumaçado, pode ter certeza que foi por causa do gelo seco. Mas, afinal, o que é gelo seco e como ele é feito? Vem que o TudoGostoso tira todas as suas dúvidas!

O que é gelo seco?

O gelo seco é gás carbônico (CO2) congelado a uma temperatura superbaixa: – 78,5º C. O gás carbônico faz parte do ar que respiramos, além de também ser o ar que soltamos ao expirar. Em quantidades normais, ele não faz mal a nós nem à natureza, muito pelo contrário: ele é responsável por manter a temperatura do planeta, já que, sem ele, seria tudo muito, muito frio.

Um fato curioso sobre o gelo seco é que, quando ele derrete, ele não vira líquido: ele vira um gás. Isso mesmo: ele vai direto do estado sólido para o estado gasoso. Além disso, depois que ele derreteu, você não consegue dizer que ele estava lá: ele não deixa nenhum cheiro ou resíduo. Mágico, né?

para que serve gelo seco

Pedrinhas de gelo seco

Para que serve esse tipo de gelo?

Ele pode ser utilizado em muitas coisas, como nas sorveterias para ajudar a manter os sorvetes bem gelados. Ele também é usado muito pelas indústrias de transporte, na farmacologia, na alimentação, nas produção de bebidas e muito mais.

Então, se você está procurando esse produto e não sabe onde encontrar, é bem capaz que a sorveteria perto da sua casa saiba onde vende ou até mesmo possa te vender um pouco. O valor do gelo seco pode variar entre R$8,00 e R$12,00 por quilo.

Como guardar o gelo seco?

Armazená-lo é realmente um grande problema! A temperatura dos freezers e congeladores chegam a, no máximo, – 15º C, enquanto a temperatura de um pedaço de gelo seco é de – 78,5 ºC. Portanto, mesmo guardando no freezer mais gelado, ele ainda vai derreter.

Mas se você conseguir achar esse tipo de gelo, a melhor maneira de guardá-lo é primeiro enrolando em jornal e depois guardando em um recipiente de isopor com tampa. Mesmo assim ele ainda irá derreter, só demorará um pouquinho mais. Então, é melhor usar assim que comprar!

o que é gelo seco

Gelo seco em drinques

Pode comer gelo seco?

Nem pensar! Mas de jeito nenhum mesmo! Por ser tão frio, ele queimará o seu esôfago, além de congelar o seu estômago ou perfurá-lo. E, se mesmo se o seu corpo sobreviver a isso tudo, ele ainda terá que enfrentar o gás carbônico sendo expelido! Nada de comer gelo seco, hein?

Se não pode comer, por que colocam nas bebidas?

Assim que o gelo seco entra em contato com água, ele começa a derreter bem mais rápido. É por isso que ele forma aquelas “fumaças”, que na verdade são névoas causadas pela combinação de gás carbônico e água.

Por isso, o gelo que estava no seu drinque irá sumir e tudo que acontecerá é que a sua bebida ficará um pouco mais ácida. Esse ácido formado, também chamado de ácido carbônico, é utilizado para dar gás aos refrigerantes e água com gás.

Caso você consiga encontrá-lo, você pode usá-lo nos seus drinques para dar aquele ar esfumaçado. Para isso, o TudoGostoso te dá as dicas de algumas receitas deliciosas: piña colada, caipirinha de catuaba, batida de cocobatida de pêssego.

gelo seco o que é

Gelo seco em barra

Recomendadas
Pela Web