O que emagrece mais: dieta com menos carboidratos ou menos gorduras?

Para emagrecer, é melhor comer menos carboidratos ou menos gorduras? Saiba mais sobre o assunto!

De tempos em tempos, surge uma dieta que promete emagrecimento rápido e eficaz. Nos últimos anos, muitas pessoas aderiram à dieta low carb, ou seja, uma dieta pobre em carboidratos. Há pessoas que também apostam em uma alimentação com poucas gorduras com o objetivo de perda de peso. Mas o que será que emagrece mais? Uma dieta com menos carboidratos ou com menos gordura? Uma pesquisa feita pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos, pode te surpreender: segundo o estudo feito com 609 pessoas,  tanto faz você diminuir a quantidade de carboidratos ou a quantidade de gorduras para emagrecer. Saiba mais sobre isso a seguir!

Alimentos da dieta low carb: salmão, abacate, carne vermelha, creme de leite, ovo, legumes

Alimentos da dieta low carb: salmão, abacate, carne vermelha, creme de leite, ovo, legumes

Dieta low carb ou low fat: tanto faz

O estudo da Universidade Stanford foi realizado com pessoas entre 18 e 50 anos: metade das pessoas seguiu uma dieta pobre em carboidratos e a outra metade seguiu uma dieta pobre em gorduras durante um ano. Os cardápios eram equilibrados e os participantes foram incentivados a evitar alimentos ultraprocessados. A média de perda de peso foi 5,9 quilos, e houve uma grande variação: algumas pessoas perderam de 5 a 7 quilos, enquanto outras emagreceram cerca de 30 quilos!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Antes do início do estudo, dois fatores foram analisados: o genoma dos participantes foram analisados e eles também fizeram um teste para avaliar a produção de insulina pelo organismo. Segundo um dos responsáveis pelo estudo, não foram encontradas associações entre os genótipos, os níveis de insulina dos participantes e o quanto elas emagrecerem. Os cientistas responsáveis pela pesquisa pretendem investigar quais são os fatores que contribuíram para essa diferença de resultados, como a microbiota do intestino e os fatores ambientais que podem modificar o funcionamento dos genes.

Prato low fat: salada de legumes e verduras

Prato low fat: salada de legumes e verduras

Para emagrecer: uma dieta rica em alimentos saudáveis

Christopher Gardner, líder do estudo, ressalta que o fundamental para a perda de peso é optar por alimentos mais saudáveis. Ele aponta também que os participantes da pesquisa mudaram a relação que tinham com a comida, ficando mais atentos aos alimentos que consumiam.

Lembre: para emagrecer de forma saudável e equilibrada, procure a ajuda de um nutricionista!

Prato rico em gorduras e pobre em carboidratos: abacate com ovo e bacon

Prato rico em gorduras e pobre em carboidratos: abacate com ovo e bacon

Recomendadas
Pela Web