Orçamento doméstico: confira dicas para economizar

Confira dicas de como economizar no orçamento de casa e facilite sua vida!

Ter controle sobre o orçamento doméstico é essencial para uma vida mais tranquila. Saber quanto é possível destinar para cada um dos gastos fixos mensais é a receita para evitar as contas no vermelho no fim do mês. Atitudes simples de organização podem melhorar a qualidade de vida. Se você quer economizar no orçamento doméstico, confira estas dicas para facilitar a sua organização!

Como economizar no orçamento de casa: planejamento

Como economizar no orçamento de casa: planejamento

Dicas para economizar no orçamento doméstico

Planejamento mensal e semanal

A primeira etapa para economizar no orçamento doméstico é estabelecer metas mensais e semanais de gastos. Faça um planejamento com base na renda que você tem disponível todo mês. Dessa forma, você evitará consumir além do que pode e vai passar a controlar melhor as suas despesas.
Separe os seus gastos em categorias, como alimentação, lazer, transporte, moradia e outros. A categorização ajuda a estabelecer o limite destinado a cada um dos setores.
Após, calcule com base nas semanas do mês quanto é destinado para cada parte. Assim você terá um cálculo de quanto poderá gastar semanalmente. Por exemplo, em 4 semanas, veja o valor em cima da quantia total, dividido por cada semana e limitado a cada categoria.
Procure reservar uma parte do orçamento para gastos extras ou, caso apareçam situações diferentes, transfira parte dos fundos destinado a uma categoria para outra. Mas atente para não perder o foco do limite semanal estabelecido!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Como economizar no orçamento de casa: lista de compras

Como economizar no orçamento de casa: lista de compras

Lista de prioridades

Sempre mantenha em mente quais são os itens indispensáveis para se ter em casa. Antes de ir ao mercado, procure estabelecer quais são os principais produtos que faltam para o dia a dia. Dessa forma, você irá priorizar o essencial e reduzir as chances de gastos extras. Mantenha uma lista de compras acessível em casa e acrescente conforme a necessidade ao longo do mês. Ao ir fazer compras, você já terá uma ideia geral do que é importante ter em casa e não corre risco de esquecer algum item e ter gastos em dobro.

Pagamentos à vista

Por mais que pareça um bom negócio parcelar gastos altos, o valor final pago pode ser muito superior ao inicial. Os juros dos cartões são um dos grandes problemas enfrentados pela população brasileira. Muitas pessoas acabam com problemas legais por não conseguirem arcar com o acúmulo das parcelas do cartão. Caso seja indispensável parcelar uma compra, certifique-se de controlar o valor destinado para cada mês dentro do planejamento do seu orçamento mensal.

Como economizar no orçamento de casa: defina prioridades

Como economizar no orçamento de casa: defina prioridades

O que é prioridade?

Estabeleça as suas prioridades: isso ajudará a entender quais são os gastos importantes e o que pode ser redirecionado a outras despesas.

Organizar o orçamento doméstico é indispensável para um bom funcionamento do lar. E você? O que faz para economizar no orçamento de casa? Compartilhe com a gente pelos comentários no Facebook!

Veja também:

Compras semanais ou compras mensais: vantagens e desvantagens

8 dicas para economizar gás de cozinha

4 dicas para economizar no supermercado

Recomendadas
Pela Web