Dicas para uma culinária mais sustentável no dia a dia

Com a correria do dia a dia, acabamos adquirindo alguns hábitos na cozinha que podem acabar gerando um impacto ruim para o meio ambiente. E pior: algumas vezes nem temos conhecimento da gravidade de algumas pequenas atitudes que deixamos de fazer para o bem do nosso planeta. Mas calma, não se assuste! Dar início a uma vida mais saudável e sustentável pode parecer uma tarefa difícil, mas é bem mais fácil do que você imagina! Nós do Tudo Gostoso separamos algumas idéias bacanas para você que…

Nós do Tudo Gostoso separamos algumas idéias bacanas para você que quer transformar a sua cozinha em um ambiente mais sustentável e contribuir para a saúde do meio ambiente. Lembre-se que qualquer ação, mesmo que pequena, pode fazer toda a diferença. Confira as nossas dicas e mão na massa.

Dê preferência a alimentos com embalagens de vidro – Você sabia que, ao contrário do plástico, o vidro é 100% reciclável? Depois de consumir o alimento, você pode reaproveitar o pote para armazenar outros alimentos. Legal, né? Além disso, o vidro ainda trás o benefício de não passar cheiro ou sabor para a comida e é o primeiro passo para uma vida mais sustentável. Vale super a pena investir nessa ideia!

Dispense o óleo de maneira correta – Você tem costume de dispensar o óleo de cozinha já utilizado na pia? Pois saiba que ele vai diretamente para os esgotos contaminando rios, mananciais e pode até intupir o encanamento de água. Falando nisso, 1 litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água! Viu, só? Descartar óleo de cozinha de maneira incorreta provoca muitos riscos ao meio ambiente! Uma boa dica é armazenar o óleo usado em garrafas pet e depositar em um local específico para reciclagem.

Aproveite ao máximo os alimentos! – Ter uma cozinha mais verde também significa ter responsabilidade sobre o uso dos alimentos. Evite o disperdício aproveitando ao máximo todos os alimentos. Procure por receitas em que você pode aproveitar as cascas e folhas das frutas.

Troque os saquinhos por potes – Você tem costume de armazenar carnes e legumes em sacos plásticos? Está na hora de mudar de atitude! Experimente guardar os alimentos em potes com tampas. Mesmo sendo feitos de plástico, eles tem uma vida útil mais longa, ao contrário dos famosos sacos descartáveis. É só lavar e está pronto para usar de novo!

Economizando água – Uma boa dica para economizar água na hora de lavar a louça é retirar o excesso de comida dos pratos e talheres com um guardanapo. Ensaboar com a torneira fechada e enxaguar tudinho de uma vez só também é super válido. Ah! e depois de lavar tudo, certifique-se de que a torneira está bem fechada, sem nenhum vazamento.

Prioridades na dispensa! – Já foi ao mercado e acabou comprando alimentos que você já tinha em casa? Separe um espacinho na sua geladeira com os alimentos que estão com a data de validade perto do vencimento para serem consumidos antes dos novos. O ideal é gastar/utilizar os alimentos mais antigos para evitar o desperdício!

Recomendadas
Pela Web