Dicas naturais para prevenir gripes e resfriados

Confira as dicas que vão te ajudar a prevenir gripes e resfriados no inverno!

Dicas para espantar resfriados e gripes no inverno

Uma sopa quentinha é sempre uma ótima opção para esquentar e manter a saúde!

O inverno chegou de vez em algumas regiões do país e hoje trago para vocês dicas fundamentais para prevenir aquela gripe ou aquele resfriado chato, que insistem em ameaçar suas férias, trabalhar com disposição te impossibilitam de curtir os programas gostosos que o inverno também traz.

O poder da sopa

Nada melhor que uma sopa quentinha para espantar o frio e esbanjar saúde, não é mesmo? A melhor opção para os dias mais frios e para afastar a gripe e seus sintomas chatos é uma sopa mais líquida, que mantém mais tempo a temperatura quente e também desce mais facilmente pela garganta, esquentando cada parte congelada do seu corpo. Além do que, você pode abusar da quantidade de ingredientes, tornando a sopa mais nutritiva. Afinal, em corpo saudável a gripe dificilmente entra, como já diria minha mãe.

Os temperos fazem a diferença

Uma ótima dica é utilizar temperos picantes, como curry, pimenta e páprica, para dar aquele calor que falta no inverno e também muitas ervas, como coentro e cheiro-verde, contribuindo para aumentar as vitaminas que combatem as doenças. Alho e cebola devem ir pra panela e, se você gosta de gengibre, essa raiz é perfeita para quem quer manter o mal-estar bem longe nesse inverno. O limão é outro aliado que vai trazer vitamina C e uma acidez especial a esse caldo. Vale apostar nas raspas e também no caldo na hora de refogar os temperos, aproveitando o que ficou grudado do fundo da panela. Se você não é vegetariano, pode usar um caldo de carne ou frango bem forte para dar aquela sustância à sua sopa. Faça o caldo caseiro com as partes do frango que têm mais gordura, como os ossos que sobraram daquela coxa do almoço. Vai ficar especial! No TudoGostoso tem receitas deliciosas de sopa para você!

O chá de hibisco é poderoso

Para quem gosta de chá, o frio é a melhor época para usar e abusar dessa bebida, inovando nas misturas e ingredientes. O hibisco é uma ótima opção para o inverno, pois é rico em vitamina C e você ainda pode turbiná-lo com outros elementos perfeitos para a prevenção de gripes e resfriados. No meu blog tem uma receita incrível de chá de hibisco! E se o caso for mais extremo, fica a dica: acrescente alho e cebola ao chá! Você pode até fazer cara feia na hora, mas vai agradecer depois.

Como evitar gripes e resfriados no inverno

O chá de hibisco tem vitamina C e é ótimo para prevenir gripes e resfriados!

Água com ervas para respirar melhor

Uma boa dica para quem está sofrendo com um inverno seco e sofre de problemas respiratórios é dormir com uma bacia ou um balde de água no quarto, quando você não possui umidificador. Como o tempo está mais frio, por que não ferver essa água e acrescentar umas ervas, como alecrim ou manjericão, quando for pra cama? Assim. não tem perigo de a temperatura do seu quarto baixar ainda mais e as ervas auxiliam na respiração. Além de tudo, o ambiente vai ficar com um cheirinho delicioso, perfeito para pegar no sono como um anjo!

Água morna para proteger a garganta

Muitas pessoas não tomam tanta água no frio e, apesar de não perdermos muita água através da transpiração nessa época, nosso corpo precisa desse líquido abençoado tanto quanto no verão. Mesmo fora da geladeira, a água muitas vezes fica gelada no frio e uma boa dica é aquecer levemente o líquido antes de beber, apenas para quebrar o gelo e não prejudicar as mucosas. Assim, você mantém seu corpo hidratado e menos propenso a doenças também. É sempre importante lembrar que essas dicas devem ser associadas a outros métodos de prevenção ou tratamento, principalmente se você já estiver doente. A melhor opção é procurar um médico ou nutricionista e combinar essas opções de alimentação e hábitos com as recomendações que ele fizer. Cuide-se bem e seja feliz o ano todo!

Recomendadas
Pela Web