Conheça os benefícios do grão-de-bico

Vem ver como o grão-de-bico tem motivos de sobra para fazer parte do seu cardápio!

Além de saboroso, o grão-de-bico é cheio de benefícios para o organismo.

Rico em proteínas, o grão-de-bico possui vantagens desde o sabor até os benefícios para o organismo.

Quando ouvimos falar de grão-de-bico, quase que automaticamente já associamos a uma saladinha bem leve, variada e saborosa! Esse alimento versátil também cai super bem quando combinado com carnes, tornando o prato ainda mais interessante; empadão, sopas, e até mesmo na composição de pastas árabes – uma boa oportunidade para se deliciar com o homus.

“Parente” do feijão, da lentilha e da ervilha, essa leguminosa é uma boa opção para quem busca uma alimentação mais saudável e rica em proteínas. Por combinar com tantos pratos, seu preparo é simples e prático, tal como o TudoGostoso já te contou.

Uma salada bem variada é uma opção leve e saudável.

Aposte na salada de grão-de-bico para uma refeição leve, saudável e que vai te sustentar!

Nossa cartada final para te convencer de vez a incluir o grão-de-bico no seu dia a dia fica por conta de todos os seus benefícios! Além de ser saboroso, ele detém diversas qualidades que podem contribuir para um organismo mais saudável. E convenhamos: nada melhor do que ficar cheio de saúde sem abrir mão do sabor, né? Vem ver as maravilhas que essa leguminosa é capaz de fazer!

Propriedades nutritivas em alta

Uma das suas principais características é a grande quantidade de proteína – por isso sendo considerado um ótimo alimento para compor o cardápio dos vegetarianos. Além desse nutriente, a leguminosa é composta por fibras, vitaminas C, E e K, vitaminas do complexo B, e minerais como ferro, cálcio, magnésio, zinco e potássio.

Fibras solúveis a favor da saúde do coração

O grão-de-bico pode ser considerado um grande aliado do sistema cardiovascular. Isso porque a leguminosa conta com fibras solúveis que ajudam a eliminar e controlar o colesterol, a gordura e o açúcar; e também a regular a pressão arterial. Dessa forma, a ocorrência de problemas cardíacos ou acidente vascular cerebral são reduzidas.

Ajuda a perder peso

Justamente por ser rico em proteínas, o processo de digestão desse nutriente é mais lento, garantindo sensação de saciedade por mais tempo e evitando que você dê aquela famosa “beliscada” em guloseimas ao longo do dia ou com a “sem estar com fome”.

Uma sopa com grãos-de-bico e vegetais cai super bem nesse friozinho!

Que tal uma sopa de grãos-de-bico com vegetais para esquentar o friozinho?

Controle da glicemia

A digestão lenta e demorada das proteínas e das fibras também evita os picos de glicose no sangue, sendo uma boa opção de alimento para quem possui diabetes. Como não haverá uma grande concentração de açúcar no sangue, isso acaba impedindo que esse o excesso desse carboidrato se converta em gordura, auxiliando então na perda de peso.

Mais energia, menos cansaço

A riqueza do ferro no grão-de-bico ajuda a combater a anemia e seus sintomas. Sendo assim, o cansaço e desânimo são mandados para longe, ajudando a deixar o organismo mais disposto e cheio de energia!

Aliado das mulheres

Alô mulherada! Os ácidos fólicos (principalmente) estão presentes no grão-de-bico a nosso favor. Isso porque ela auxilia a mulher no período da gravidez e também da amamentação. Já as mulheres que estão passando pela menstruação também são beneficiadas, pois o grão-de-bico ajuda na reposição do ferro perdido durante o período. E para as que estão na menopausa, a leguminosa possui propriedades que auxiliam na reposição dos hormônios.

Inove e faça diferentes receitas com o grão-de-bico.

Solte a criatividade e aposte em diferentes e saborosas receitas com grão-de-bico.

Previne o câncer

Presente no interior e na camada externa que envolve o grão-de-bico, os fitonutrientes exercem uma ação antioxidante, ajudando a manter células saudáveis e impedir que sofram mutações que levem ao desenvolvimento de um câncer.

Auxilia no funcionamento do intestino

Nada melhor que um bom funcionamento do intestino, não é mesmo? A grande quantidade de fibras presentes na leguminosa auxiliam no fluxo intestinal. Sendo assim, nos livramos daquela sensação de constipação, evitando a prisão de ventre e garantindo uma digestão eficaz – que auxilia inclusive na perda de peso.

Ossos fortificados

O grão-de-bico conta com o cálcio e o fósforo, dois minerais que ajudam a garantir ossos fortes. A vitamina K também dá a sua contribuição na busca por ossos saudáveis, pois ajuda na absorção do cálcio pelo organismo.

É muita coisa boa! E aí, ta esperando o que para incluir o grão-de-bico no seu cardápio?

Recomendadas
Pela Web