Como introduzir as crianças acima de 10 anos na cozinha

Desde muito novas, as crianças têm curiosidades culinárias e querem cozinhar junto com os pais. E, de fato, essa atividade fica muito mais divertido com a participação da família toda! Confira as principais dicas, para você ter ajuda do seu filho na cozinha!

A cozinha é um dos ambientes mais perigosos da casa para as crianças por causa da presença constante do fogo e de objetos de corte, assim, os pais acabam proibindo esse local e falando a famosa frase: "Cozinha não é lugar de criança!" Porém, o interesse das crianças aumenta ao longo do tempo e surge a forte intenção de ajudar no preparo de alguma deliciosa receita! É sempre muito importante, além do incentivo dos pais, que sempre tenha um adulto por perto para poder auxiliar na receita e nos processos que exigem extrema cautela.

A cozinha é um dos ambientes mais perigosos da casa para as crianças por causa da presença constante do fogo e de objetos de corte, assim, os pais acabam proibindo esse local e falando a famosa frase: “Cozinha não é lugar de criança!” Porém, o interesse das crianças aumenta ao longo do tempo e surge a forte intenção de ajudar no preparo de alguma deliciosa receita! É sempre muito importante, além do incentivo dos pais, que sempre tenha um adulto por perto para poder auxiliar na receita e nos processos que exigem extrema cautela.

Saber cozinhar vai ser uma ótima habilidade para as crianças, que além de conhecer os diversos sabores e ver que esta é uma forma de arte, terão melhoras na concentração e no desenvolvimento da criatividade. Mas o melhor de ter o seu filho como ajudante na cozinha é guardar uma experiência incrível e a oportunidade dele provar variados pratos! Não tem melhor experiência que essa, afinal, melhor do que fazer é depois se deliciar com um prato que você mesmo preparou! Confira as principais dicas para introduzir o seu filho na cozinha:

Receitas simples: Para começar, escolha receitas simples, que sejam de fácil acompanhamento e uma diversão. Uma boa e deliciosa receita é a de bolo de caneca, que pode se tornar muito interessante na hora de confeitar!

Leve a criança ao supermercado: A ideia do seu filho ir ao supermercado com você é ele conhecer os alimentos e ajudar na compra dos ingredientes da receita escolhida.

Organização dos ingredientes: Separe os ingredientes em potes com as medidas corretas para a receita. Na hora de começar o preparo, peça por cada ingrediente e explique para o seu filho para o que cada um serve.

Não deixe as crianças utilizarem facas, fogão ou forno: Se a sua receita precisar um desses itens, é importante que você, como adulto, use esses equipamento para ninguém se machucar.

Escolha da receita: Além de receitas fáceis de serem preparadas, procure as mais saudáveis, para que seu filho possa conhecer novos alimentos que vão fazer bem à saúde dele.

Montagem do prato: O importante nessa hora é diversão e criatividade, por isso, é sempre legal deixar os pratos bem coloridos e, assim, mostrar que um prato saudável é muito importante devido a sua infinidade de cores! Além disso, isso ajuda a criança a provar novos alimentos e conseguir nutrientes importantes para o seu organismo!

Recomendadas
Pela Web