Os ingredientes mais caros do mundo

O verdadeiro açafrão é uma especiaria para poucos: saiba quais são os ingredientes mais caros do mundo!

ingredientes mais caros do mundo

O verdadeiro açafrão custa caríssimo!

Há ingredientes tão raros e especiais na cozinha que são inacessíveis para a maioria de nós. Pode parecer estranho, mas, entre eles, há um café produzido com grãos retirados das fezes de um mamífero. Conheça esse e mais outros ingredientes caríssimos a seguir!

Café Kopi Luwak

Ele é produzido a partir de sementes ingeridas e excretadas pelo civetas, mamíferos que vivem no sudeste da Ásia. Segundo especialistas, esse café teria um sabor caramelizado por causa do sistema digestivo do animal, que lhe confere também um sabor suave. O quilo desse café pode custar entre 700 e 4 mil reais!

Trufa branca

Sabe as conhecidas trufas de chocolate que nós conhecemos? Elas têm esse nome por causa de sua semelhança física com as trufas, fungos que crescem abaixo do solo úmido. Não existem plantações de trufas — elas se reproduzem sozinhas e, por isso, é preciso encontrá-las com a ajuda de cães farejadores treinados para tal função. O quilo pode custar até 14 mil dólares, ou seja, cerca de 44 mil reais! Há anos, um magnata russo pagou 95 mil dólares por uma trufa de 1,8 quilo. É muita riqueza, Brasil!

Batatas de La Bonnott

Sim: um tipo de batata está entre os ingredientes mais caros do mundo! Seu quilo pode custar até 700 doláres e esse preço exorbitante se deve ao fato de que ela é muito rara. A La Bonnott só é cultivada na França, numa ilha chamada Noirmoutier e tem que ser colhida à mão. Além disso, os agricultores utilizam água do mar e algas marinhas para fertilizar a plantação, o que confere um sabor único às batatas.

Açafrão

Não confunda o verdadeiro açafrão com o que a gente costuma usar na cozinha, que é a cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra. O verdadeiro açafrão é o da flor Crocus sativus e um quilo dele pode custar até 70 mil reais! Ele é originário do leste da Ásica, mas ficou conhecido no Oriente Médio. Para produzir um único quilo, são necessárias 250 mil flores, que devem ser colhidas manualmente. Os chefs de cozinhas dizem que o sabor do verdadeiro açafrão é único!

Recomendadas
Pela Web