Combinações de sabores surpreendentes: descubra por que funcionam

Sorvete com azeite? Frango com champanhe? Venha saber mais sobre combinações de sabores surpreendentes!

A culinária é repleta de combinações inusitadas com sabores surpreendentes. Inovar na cozinha utilizando ingredientes diferentes é sempre uma aventura: a mistura de texturas e sabores contribuem para deixar a comida ainda mais interessante e gostosa. Atualmente, com o avanço da ciência, é possível entender o porquê de muitos de muitos pratos com combinações de sabores diversos darem tão certo. Quer saber mais sobre isso? Confira a seguir 3 combinações de sabores surpreendentes e como eles funcionam juntos!

Combinações de sabores surpreendentes: sorvete com azeite

Combinações de sabores surpreendentes: sorvete com azeite e flor de sal

Combinações de sabores surpreendentes

Sorvete com azeite

O sorvete com azeite é uma mistura que os italianos já usam há tempo em suas gelaterias. Pode parecer estranho colocar esses dois juntos, mas existe uma explicação científica para a combinação funcionar. Ela funciona de diferentes formas, de acordo com a acidez do azeite e o sabor do sorvete. Mas o motivo principal é a necessidade de gordura que os gelados precisam para ganhar a sua consistência e o azeite serve bem para isso. Além de agir como um espessante, o azeite proporciona uma sensação suave à boca, deixando o resultado surpreendente. Experimente complementar a combinação com flor de sal por cima, para acentuar ainda mais o gosto dos ingredientes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Combinações de sabores surpreendentes: presunto com melão

Combinações de sabores surpreendentes: presunto com melão

Presunto com melão

Outra combinação muito consumida na gastronomia italiana, o presunto com melão é uma explosão de sabores. Além de texturas diferentes, os dois ingredientes proporcionam um misto de sensações ao paladar, com temperaturas e consistências muito variadas. A explicação por funcionarem tão bem vem da forma em que o presunto é feito. Durante o processo de maturação do presunto cru, a gordura libera compostos semelhantes aos encontrados no melão, se assemelhando no sabor. O melhor é combinar a fruta não muito madura para ter o equilíbrio perfeito dos ingredientes.

Pedaços de frango frito

Combinações de sabores surpreendentes: frango frito com champagne

Frango com champanhe

Parece um desperdício combinar uma incrível garrafa de champanhe com frango frito, mas a combinação é deliciosa. A gordura liberada pelo frango reage com a acidez e efervescência da bebida, limpando o paladar e realçando os sabores. Mas se você não quiser usar aquela garrafa guardada para um momento especial, o espumante seco e ácido é um ótimo substituto.

E você? Já experimentou essas combinações? Quais são os sabores mais diferentes que já comeu na cozinha? Compartilhe conosco nos comentários do Facebook!

Recomendadas
Pela Web