Chicória e a escarola: confira as diferenças e os benefícios para a saúde

Veja quais as diferenças entre a chicória e a escarola e seus benefícios para a saúde!

Incluir as verduras na dieta é essencial para se ter uma alimentação saudável e equilibrada. Algumas das mais consumidas são o alface, a rúcula, a chicória e a escarola. Ricas em benefícios para a saúde, as verduras fornecem diversos nutrientes importantes para o corpo. Mas você sabe reconhecer as diferenças entre a chicória e a escarola? Essas duas verdinhas são muito similares e acabam sendo confundidas entre si. Entenda mais sobre elas e os benefícios que trazem para a sua vida!

Chicória e a escarola: chicória

Chicória

Chicória e a escarola

Pertencentes à mesma família, tanto a chicória quanto a escarola são muito similares e têm folhas escuras. Essa coloração indica que elas são grandes fontes de vitamina C, essencial para o fortalecimento do sistema imunológico. As duas verduras são importantes fontes de vitamina A, que contribuem para a constituição dos tecidos celulares. São ricas também em vitaminas do complexo B, que atuam na absorção de carboidratos, proteínas e gorduras, além de manter a vitalidade do cabelo, pele e unhas. Quer mais benefícios? Chicória e escarola também têm ferro, importante para o transporte do oxigênio no organismo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Chicória e a escarola: escarola

Escarola

Em especial, essas verduras são indicadas para mulheres gestantes. A grande concentração de ácido fólico presentes nas folhas é imprescindível para garantir a boa formação do feto. Essas plantas também possuem grandes quantidades de fibras, que garantem o funcionamento regular do intestino. Além disso, a chicória e a escarola têm apenas 20 calorias a cada 100 gramas.

Chicória e a escarola: escarola

Escarola

A chicória e a escarola possuem um gostinho levemente amargo, mas, se você não curte esse sabor, experimente misturar mel, iogurte ou temperar com um azeite de boa qualidade, garantindo um gosto mais adocicado à mistura. E para diferenciar essas plantas ao comprá-las, basta atentar para as suas folhas. A escarola é um tipo de chicória, caracterizada por ter folhas mais compridas e lisas. Já a chicória é caracterizada por ter folhas mais crispadas.

Recomendadas
Pela Web