Cataki: conheça o aplicativo brasileiro que facilita a reciclagem

Cataki, o app brasileiro conhecido como “Tinder da reciclagem”, promete ajudar milhares de pessoas e o meio ambiente! Saiba mais sobre essa iniciativa!

Já ouviu falar do aplicativo brasileiro Cataki, conhecido como Tinder da reciclagem? A proposta da iniciativa é unir catadores de lixo com empresas, direcionando os materiais recicláveis para o destino final. Essa iniciativa promete diminuir os impactos ambientais causados pelo acúmulo de lixo, além de ser uma forma de ajudar a população brasileira. Saiba mais sobre esse incrível projeto aqui!

Aterro sanitário

Aterro sanitário

Cataki, o Tinder da reciclagem

Em fevereiro de 2018, aconteceu em Paris, na sede da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o evento Netexplo. Com a proposta de estudar os impactos das tecnologias digitais na sociedade e negócios, a Netexplo, em contato com universidades pelo mundo, procura novas ferramentas capazes de mudar a nossa relação com o planeta. Foi nesse evento, concorrendo entre 2000 projetos diferentes, que o aplicativo brasileiro ganhou o prêmio de uma das 10 maiores invenções tecnológicas do mundo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O app tem a proposta de “dar match” entre catadores do país e empresas que desejam levar seu lixo para a reciclagem. Produtos como plástico, madeira, papel, móveis e eletrônicos acabam se acumulando nos aterros sanitários no país. No Brasil, existem cerca de 800.000 catadores de lixo, que se sustentam a partir dos recicláveis que encontram disponíveis. E do outro lado, há milhares de empresas que descartam os resíduos sem atentar para o seu destino final. Dessa forma, as corporações afirmam a sua preocupação ambiental e ainda ajudam os catadores locais a garantir os recicláveis.

Cataki: o app que promete ajudar catadores de lixo

Cataki: o app que promete ajudar catadores de lixo

Ajudando o mundo um passo de cada vez

Desde julho de 2017, 300 catadores de mais de 30 cidades do país se cadastraram na plataforma. O aplicativo funciona como um cartão profissional do catador. A partir dele, o profissional pode encontrar quem deseja descartar seus recicláveis e redirecionar para os locais propícios. No Brasil, todos os dias são produzidas 200 mil toneladas de resíduos e apenas 2% é reaproveitado. Com essa nova tecnologia, milhares de pessoas podem se beneficiar, além das empresas e principalmente o meio ambiente. Incrível, não é?

Conheça mais sobre essa novidade no site Cataki e veja como ajudar os coletores mais próximos de você. Com pequenas ações todos os dias é possível mudar o mundo. Práticas como a compostagem, descarte correto de óleo de cozinha e a separação do lixo reciclável são importantes e fazem a diferença!

Recomendadas
Pela Web