Cactos: uma solução para a fome no mundo?

Você sabia que os cactos podem ser consumidos? Venha saber mais sobre eles e como eles podem ser uma solução para a fome no mundo!

A culinária está sempre se reinventando com novos ingredientes e receitas inusitadas. Um alimento que promete ser muito usado no futuro são os cactos. É difícil acreditar que essas plantinhas espinhentas possam ter valor nutricional, mas atualmente já existem diversas receitas que as incluem. Descubra mais sobre esse ingrediente e veja como essa pode ser uma solução para o problema da fome no mundo.

cacto

Cactos do gênero Opuntia

Cactos: os alimentos do futuro?

A fome ainda é um problema que assola diversas partes do mundo. Ideia inovadoras, como a comida em pó, prometem ajudar a aliviar esse problema. Mas uma dessas soluções está disponível diretamente na natureza e pode ser encontrada facilmente pelo mundo. Os cactos são conhecidos por sobreviverem em regiões extremamente secas e, com as crescentes mudanças climáticas, adotá-lo como alimento pode ser uma solução de sobrevivência nesses ambientes. O cultivo dessa planta é fácil e ela requer pouca atenção. Por conta disso, ter essa planta como fonte de alimento pode ajudar muitas pessoas que enfrentam dificuldades de acesso à comida.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Cactos

Cactos do gênero Opuntia

Em 2017, em uma reunião em Roma, o órgão das Nações Unidas dedicado à alimentação e agricultura (FAO), anunciou que as opúncias (cactos típicos do continente americano) têm o potencial de resolver muitas crises de fome. O que parece ser novidade para muitos, já está documentado na história da humanidade. Os astecas, no período pré-colombiano, utilizavam os cactos como alimento e item essencial para a sua economia. Além disso, no México, os ramos mais jovens e sem espinhos são conhecidos como Nopalitos e são ingrediente principal em diversos pratos.

Taco de cacto com porco

Receita mexicana de taco feito com cacto (nopalitos) e porco

Apesar de não serem altamente nutritivos, as opúncias são ricas em vitamina C, sais minerais, magnésio e principalmente água. Em regiões de seca, manter-se hidratado é essencial. E não são apenas os cactos que podem ser consumidos: seus frutos já são comuns na culinária brasileira, como a pitaia, que é repleta de benefícios para a saúde.

E você? O que acha dessa ideia? Compartilhe com a gente a sua opinião nos comentários do Facebook!

Recomendadas
Pela Web