Os benefícios dos ovos e dicas de preparo

Todo iniciante na culinária (ou quem simplesmente não leva jeito mesmo!) já ouviu a famosa frase: “esse não sabe nem fritar um ovo!” Isso porque qualquer preparo com ovos é considerado a “iniciação” de um novato na cozinha. Frito, mexido, cozido, escaldado… Existem inúmeras maneiras diferentes de consumi-lo! Nós do TudoGostoso preparamos um verdadeiro dossiê sobre ovos que vai te ajudar a atingir o ponto certo do ovo cozido, como preparar um ovo pochê, truques para o famoso ovo frito com…

 Nós do TudoGostoso preparamos um verdadeiro dossiê sobre ovos que vai te ajudar a atingir o ponto certo do ovo cozido, como preparar um ovo pochê, truques para o famoso ovo frito com gema mole, entre outras dicas valiosas!

Quais são os nutrientes dos ovos?
Apesar do tamanho, os ovos são cheinhos de proteínas e vitaminas! As proteínas mais altas são geralmente encontradas na clara e somente elas já contêm todos os aminoácidos necessários para a nossa alimentação diária. A gema não fica atrás não, viu? Ela contém inúmeros antioxidantes como vitaminas A e E, ferro, zinco, vanádio e selênio. Essas substâncias poderosíssimas tem o poder de combater o envelhecimento das celúlas em nosso organismo. A colina também tem papel importante em nossa saúde por atuar na redução do colesterol ruim e reduzir a fadiga muscular. Com tantos benefícios, não é atoa que o ovo é considerado o alimento com maior qualidade proteica!

Ovo cozido: Para preparar um ovo cozido sem chances de errar, lembre-se sempre que o cozimento precisa começar com os ovos em temperatura ambiente e com água gelada! Lembre de usar água suficiente para cobrir totalmente os ovos e leve para cozinhar em fogo baixo por até 4 minutos a partir da fervura para manter a gema mole. Adicionar algumas gotinhas de vinagre ou limão à água do cozimento também ajuda a preservar a gema mole. Se quiser ovos mais durinhos, cozinhe por 10 minutos. Ah! uma dica preciosa para retirar a casca mais facilmente: mergulhe-os em um recipiente com água gelada. Dá super certo!

Ovo frito com gema mole/gema dura: Sem dúvidas, o ovo frito é o mais fácil de fazer! Mas existem algumas técnicas especiais que vão te ajudar a prepará-lo de maneira mais rápida e sem correr riscos! Para uma gema mais mole, coloque um pouco de manteiga ou óleo em uma frigideira e leve ao fogo baixo. Cubra a clara com o óleo quente, mas a gema não! Isso fará a clara cozinhar bem antes, mantendo a gema mole. Depois, é só retirar com bastante cuidado para não desfazer sua obra de arte! Para uma gema dura, repita todo o processo e vire o ovo com a ajuda de uma colher ou escumadeira. Tempere com sal e pimenta e deixe fritar.

Ovo estrelado: O ovo estrelado é feito com uma técnica muito simples onde você frita o ovo sem nenhum tipo de gordura. Depois que colocar o ovo na frigideira, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo. A clara fica bem macia e a gema mole. Delícia! Lembre-se de quebrar o ovo em um copo antes de colocá-lo na frigideira para conferir se está ou não estragado.

Ovos mexidos: Para fazer um excelente ovo mexido, não basta só mexer, não! Um segredinho é acrescentar uma colher (sopa) de creme de leite ao ovo antes de ligar o fogo e misturar bem. Depois é só levar ao fogo baixo e temperar como desejar, sem deixar ele secar muito!

Ovo pochê: Esse é sem dúvida o mais complicado da nossa lista! O ovo pochê é basicamente o cozimento de um ovo inteiro sem casca. Esse processo traz uma textura leve e delicada ao ovo. O truque para acelerar o cozimento é adicionar um pouco de vinagre e sal à água onde o ovo será preparado. Depois disso, quebre-o (em temperatura ambiente, sempre) em um recipiente e reserve. Depois que a água com vinagre estiver levemente fervente, coloque o ovo, que deve primeiramente afundar e depois retornar à superfície. Espere 3 minutinhos e retire delicadamente com a ajuda de uma escumadeira. Talvez você gaste alguns ovos antes de acertar o ponto correto, mas pode apostar que vai valer a pena!

Omelete: A omelete é a maneira mais versátil de preparar ovos! Para conseguir uma omelete bem fofinha, adicione uma colher de sopa de leite para cada ovo que colocar. Você pode rechear com queijo, presunto, frango desfiado ou até mesmo fazer uma omelete doce! São muitas opções!

Recomendadas
Pela Web