Ayurveda: saiba mais sobre esse tipo de alimentação

A Ayurveda é um estilo de vida que incentiva diversas práticas voltadas para o equilíbrio do corpo e da mente. Saiba mais!

Você já ouviu falar da alimentação Ayurveda? Mais do que um modelo alimentar, ela é um estilo de vida que surgiu há mais de 7 mil anos na Índia. Seus ensinamentos são voltados para o equilíbrio do corpo e da mente. Também conhecido com medicina Ayurveda ou Ayurvédica, essa prática se baseia nos elementos terra, ar, fogo, água e espaço, os quais constituem os doshas. Descubra mais características sobre a Ayurverda!

Alimentação ayurveda: comida indiana

Alimentação ayurveda: comida indiana

Ayurveda

A medicina Ayurveda ensina que cada pessoa possui 3 doshas na sua constituição, o Pitta, Vata e Kapha. Cada um deles têm características distintas que refletem na alimentação. Com objetivo de deixá-los em harmonia, a pessoa adequará o que ingere de acordo com a necessidade do seu dosha predominante. Para isso, o primeiro passo é entender o que está em desequilíbrio no corpo para poder trabalhar com os alimentos específicos. Nenhuma comida é proibida nessa dieta, mas alguns sabores são mais indicados que outros, dependendo do dosha que precisa ser trabalhado. Para ter um entendimento completo da constituição do corpo através da Ayurveda, o indicado é consultar um médico especializado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
ayurveda

Alimentação ayurveda: temperos indianos e representações dos doshas

Pitta

O dosha Pitta é associado aos elementos fogo e água. Ele é responsável por reger a digestão e localiza-se no intestino delgado. Em geral, pessoas com predominância desse dosha possuem personalidade mais autoritária, são mais ativos e críticos. Os sabores indicados a essas pessoas são doce, amargo e adstringente (sensação de secura na boca, acompanhada de amargura). Os sabores que devem ser evitados são o picante, ácido e salgado. Pessoas que precisam trabalhar esse dosha costumam manifestar doenças gastrointestinais, como gastrite e úlcera digestiva.

Vata

O Vata está relacionado ao espaço e ar. Esse dosha atua principalmente nas funções excretórias e nervosas. Ele rege os movimentos do corpo e localiza-se no intestino grosso. Pessoas com predominância do Vata costumam ser agitadas e ansiosas, falam muito e com pouca coerência. Os sabores indicados para quem precisa trabalhar esse dosha são doce, ácido e salgado. Devem ser evitados alimentos secos e leves, com sabores amargo, picante e adstringente. Pessoas que sentem dores musculares em geral possuem predominância do Vata.

Alimentação ayurveda: comida indiana

Alimentação ayurveda: comida indiana

Kapha

Associado aos elementos água e terra, o Kapha está relacionado às emoções. Pessoas que têm predominância desse dosha tendem a ser mais lentas, preguiçosas e ter dificuldade com relações pessoais. Também são mais propensas a engordar e chegar à obesidade. Doenças como a depressão costumam estar associadas às pessoas com desequilíbrio do Kapha. Os sabores indicados na alimentação são picante, amargo e adstringente. Já doce, salgado e ácido devem ser evitados.

Recomendadas
Pela Web