Quais os benefícios dos alimentos probióticos

Estimular o funcionamento do intestino é o principal benefício do consumo regular dos alimentos probióticos, mas não é o único! Eles também são grandes aliados da saúde da nossa pele, regulam a mucosa oral, melhoram a saúde do trato urinário e deminuem os efeitos de certos tipos de resfriados e alergias.

Ufa! Você não sabia que essas “bactérias do bem” tinham tantos benefícios à nossa saúde, certo? Então vem dar uma olhadinha em como esses micro-organismos vivos atuam em nosso corpo, em…

 Vem dar uma olhadinha em como esses micro-organismos vivos atuam em nosso corpo, em quais alimentos encontrá-los e saber um pouco mais sobre seus benefícios!

O que são probióticos?

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Os probióticos são mais conhecidos como “suplementos alimentares” que têm como base micro-organismos vivos e que reforçam os mecanismos naturais de defesa do nosso corpo, ajudam a manter o bom funcionamento da flora intestinal, estimulam a proliferação das bactérias benéficas ao nosso organismo e especialmente ao estômago.
Quais alimentos contêm probióticos?

Iogurte: Começamos com o mais comum e famoso alimento probiótico, o iogurte! Ele é famoso por ser o mais fácil de encontrar e mais fácil de consumir. Além do probiótico, ele contém aproximadamente 17 g de proteína e tem o benefício de poder ser consumido a qualquer hora do dia! Para obter um resultado mais “reforçado” dos probióticos, consuma o iogurte ao natural, sem açúcar ou adoçantes artificiais. Experimente adoçar com uma fruta!Que tal?
Leite fermentado: O leite fermentado é fácilmente encontrado nas prateleiras de qualquer supermercado e uma opção diferente de consumir probióticos. Ele é considerado uma espécie de iogurte líquido e tem tantas proteínas como ele!
Kefir: O Kefir é mais uma bebida fermentada super indicada para quem quer ingerir a quantidade ideal de probióticos diariamente sem abrir mão do sabor! Essa bebida tem uma grande variedade de sabores e contém até 15 tipos de lactobacilos vivos. O Kefir mais comum é o feito a partir do leite (tanto de vaca como de cabra), mas também existem outras versões tão gostosas quanto como a de leite de soja, leite de coco ou até mesmo de água! Super natural!
Tempeh: O Tempeh tem uma textura semelhante ao tofu (e muitas vezes é até confundido com ele!), é feito de soja e um super fornecedor de probióticos. Você pode prepará-lo de diversas maneiras em diferentes receitas veganas. Como recheio de sanduíches, frito ou ao natural, o Tempeh é pura proteína!

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