Pimentões: diferenças entre o verde, o amarelo e o vermelho

Você sabe as diferenças entre os pimentões? O TudoGostoso vai contar um pouquinho mais sobre eles e quais são suas principais características!

Confira as característica de cada tipo de pimentão.

Confira as diferenças entre os tipos de pimentão!

Há motivos de sobre para você incluir o pimentão no seu cardápio. Com um sabor único e delicioso, aroma hipnotizador, o pimentão também é cheio de versatilidade, caindo bem em molhos, ensopados, saladas e onde mais você quiser.

Porém, na hora de utilizá-lo nas receitas, pode surgir uma dúvida logo no momento das compras: pimentão verde, amarelo ou vermelho? As cores são maravilhosas e atraentes, tanto quanto o sabor, porém cada tipo possui características próprias que combinam melhor com certos tipos de prato. Para você não errar na hora de preparar sua comidinha, vamos te contar mais sobre as diferenças. Venha tirar essa dúvida da cabeça e se tornar um expert nos supermercados e feiras!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Qual a diferença principal entre eles?

A maturação, responsável por influenciar na sua cor e sabor. O pimentão verde tem essa cor por não estar totalmente maduro, pois, caso estivesse, ficaria com a cor amarela ou vermelha. Ou seja: tudo depende do tempo da colheita.

A colheita pode influenciar no cor e sabor dos pimentões.

Com cores vibrantes, o tempo de colheita pode influenciar na cor e sabor dos pimentões.

Por que o pimentão verde é mais barato?

Pelo fato de o pimentão verde ser colhido ainda verde e, portanto, mais cedo, ele passa a ser produzido em maior escala, barateando seu custo. Porém, como o pimentão amarelo e vermelho demoram a amadurecer, eles acabam exigindo mais tempo e cuidados contra pragas e demais fatores que possam prejudicar a colheita, deixando-o mais caro.

Qual o sabor de cada tipo?

Por ser colhido antes de amadurecer, o pimentão verde apresenta um gosto mais forte, marcante e “azedinho” — diferentemente dos outros tipos que, por serem maduros, já possuem um gosto mais suave e levemente adocicado.

Aposte nos pimentões amarelos ou vermelhos para recheá-los.

Com um sabor mais suave, os pimentões vermelhos e amarelos são uma ótima opção para fazer pimentão recheado.

Notas sobre o pimentão verde

De todos os pimentões, o verde é o que possui menos calorias, ideal para quem quer uma alimentação levinha e balanceada. Ao serem colhidos ainda verdes, esse pimentão tem um sabor intenso e ácido que pode provocar, em algumas pessoas, certo incômodo durante a digestão.

E na questão nutricional, há diferença?

Todos os tipos são ricos em fibras e antioxidantes, além de serem ótimas fontes de nutrientes como cálcio, fósforo e ferro. Porém alguns possuem as substâncias em maior ou menor quantidade.

O pimentão verde é rico em vitamina C, enquanto o amarelo e vermelho possuem uma maior quantidade de vitamina A. Mas vale lembrar que o pimentão vermelho é conhecido pela sua grande quantidade de antioxidantes, como o beta-caroteno, combatendo radicais livres e sendo uma aliada no combate ao câncer.

Recomendadas
Pela Web