Hambúrguer de grão-de-bico: passo a passo

Veja como fazer um hambúrguer saudável e delicioso com grão-de-bico!

como fazer hambúrguer de grão de bico

Confira a receita simples e deliciosa do hambúrguer de grão-de-bico!

Para quem não conhece, o grão-de-bico é uma leguminosa rica em proteínas que apresenta diversos benefícios para o nosso organismo. Delicioso e versátil, ele é muito consumido pelos vegetarianos e veganos, dietas sobre as quais já falamos por aqui em Veganos e vegetarianos: saiba as diferenças. O TudoGostoso já mostrou algumas receitas com o grão-de-bico, como é o caso do estrogonofe de grão-de-bico e pasta de grão-de-bico. Hoje é a vez de mostramos um novo prato delicioso: o hambúrguer de grão-de-bico. Confira a receita completa!

Ingredientes do hambúrguer de grão-de-bico

4 xícaras (chá) de grão-de-bico

1 cebola média

1 xícara (chá) de farinha de aveia

água filtrada

azeita a gosto

sal a gosto

cúrcuma (açafrão da terra) a gosto

coentro, cebolinha, sala ou outros temperos a gosto

Modo de preparo

O primeiro passo para qualquer receita com grão-de-bico é deixá-lo de molho em água quente por 3 horas, no mínimo. Durante esse tempo, troque a água três vezes. Em seguida, escorra os grãos-de-bico.

Em uma panela de pressão, cozinhe os grãos-de-bico com um pouco de água por 30 minutos. Escorra-os novamente e os coloque em um recipiente com água filtrada gelada. Isso fará com que o processo de retirada das cascas seja mais fácil. Reserve.

Esquente outra panela com um fio de azeite e acrescente a cebola. Cozinhe-a até que ela fique translúcida. Em seguida, acrescente e refogue os grãos-de-bico por alguns minutos. Adicione sal a gosto.

Espere esfriar um pouco e, com o auxílio de um processador, triture os grãos-de-bico. Quando ele estiver bem triturado, coloque os temperos a gosto. Confira o sal e, se necessário, acerte.

Espere a proteína esfriar por completo e adicione a farinha de aveia até dar o ponto de uma massa. Modele os hambúrgueres com as mãos mesmo ou usando formas próprias para isso.

Se você preferir, pode embalá-los e guardar no congelador! Na hora em que for comer, frite-os com um fio de azeite em uma frigideira antiaderente até ficarem dourados. Uma dica para quem evita frituras é assá-lo no papel-manteiga.

Recomendadas
Pela Web