Saiba mais sobre as 4 categorias do vegetarianismo

Venha saber mais sobre os tipos de vegetarianismo!

Pode ser novidade pra muitas pessoas, mas o vegetarianismo não se resume apenas em excluir as carnes do prato: existem 4 categorias do vegetarismo que incluem alimentos e hábitos diferentes. A escolha de adotar uma dieta vegetariana pode partir desde motivos como consciência ecológica até reeducação alimentar, porém, é necessário ficar atento para que alguns nutrientes não fiquem em falta no organismo. Ou seja: é sempre importante o acompanhamento de um nutricionista para montar um cardápio equilibrado, saboroso e saudável. E se você ainda não conhece as categorias do vegetarianismo, venha saber mais sobre cada uma delas:

Mix de legumes

Frigideira com mix de legumes picados

As 4 categorias do vegetarianismo

Vegetarianos estritos

Todos os alimentos derivados de animais são excluídos dessa dieta, como as carnes, embutidos, ovos, mel, leite e derivados. Esse tipo de vegetarianismo é diferente do veganismo, pois quem é adepto do último também não compra peças feitas com lã, pele, couro, seda ou qualquer coisa que tenha a ver com a exploração animal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

 

Ovolactovegetariano

Provavelmente essa deve ter sido a primeira categoria vivenciada pelos iniciantes no vegetarianismo. Nessa categoria, as carnes são eliminadas do cardápio, tais como carnes vermelhas, de aves, peixes e frutos do mar. Porém, como o próprio nome já denuncia, ovos, leite e derivados são mantidos no prato.

Alimentos como frutas, verduras, legumes, ovos e leite

Frutas, verduras, legumes, ovos e leite

Ovo vegetarianos

Já essa categoria, como o próprio nome diz, estão as pessoas que consomem ovos, mas dispensam do cardápio carnes, leite e derivados. No caso dos lactovegetarianos, o que são excluídos do cardápio são carnes e ovos, mas eles não restringem o consumo de leite e laticíneos.

Veganos

O veganismo influencia não apenas na alimentação, como também no comportamento. Além de excluir da alimentação os produtos de origem animal — assim como no vegetarianismo estrito —, os veganos são contra qualquer processo que envolva exploração ou sofrimento de animais. Dessa forma, não só os alimentos são evitados como também produtos ou atividades que sejam resultantes da exploração com os animais.

Fique atento!

Na dieta vegetariana é sempre bom ter um acompanhamento de um médico especializado ou nutricionista para não resultar em carência de nutrientes no organismo. Mas as combinações e quantidades certas de alimentos de origem vegetal vão garantir uma dieta equilibrada e muita saúde para os vegetarianos!

Salada com verdura, legumes e grão-de-bico

Salada com grão-de-bico

Recomendadas
Pela Web