Alergia a camarão: por que algumas pessoas têm e outras não

Entenda como funciona a alergia a camarão, quais são os principais sintomas e porque só algumas pessoas sofrem com ela.

O camarão é um fruto do mar muito usado no preparo de diversos pratos típicos brasileiros como vatapá e bobó de camarão. No entanto, algumas pessoas precisam se manter afastadas desse alimento, porque ele pode causar uma reação alérgica nada agradável. Hoje o TudoGostoso vai explicar como funciona e por que algumas pessoas apresentam alergia a camarão.

alergia a camarão

Camarão cinza cru

Como funciona a alergia a camarão

Os sintomas mais comuns da alergia ao camarão são coceira, placas vermelhas pelo corpo, dor de barriga, inchaço dos lábios, olhos, boca e garganta. Ou seja, alergia a camarão não é brincadeira e pode ser muito desconfortável. O grau de alergia varia de pessoa para pessoa. O pior sintoma é o inchaço da garganta, porque ela pode levar ao fechamento da glote, impedindo a respiração. Pessoas que comeram esse ingrediente a vida inteira podem adquirir uma intolerância a ele. Além disso, a ingestão de camarão também pode piorar alguns sintomas de doenças de pele, como psoríase.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
como funciona a alergia a camarão

Camarão rosa

Mas você deve estar se perguntando como, de fato, surge a alergia ao camarão. A resposta é simples: a culpa é da proteína. Calma, antes de você ir culpando qualquer fonte de proteína por aí, vamos explicar melhor. O problema é do tipo de proteína que está presente no camarão, que é conhecida por provocar uma reação no sistema imunológico. Enquanto ela não afeta algumas pessoas e elas conseguem digerir normalmente, sem nenhum problema, outras pessoas são mais afetadas. Nesse caso, o sistema imunológico começa a disparar anticorpos para combater essa substância que ele acredita ser maléfica, liberando a histamina. É a histamina que causa os sintomas da alergia. Por isso que os antialérgicos também são conhecidos como anti-histamínicos.

No entanto, a alergia não se manifesta de primeira, porque o corpo ainda não reconhece aquela proteína. Por isso muitas pessoas passam a vida comendo camarão para depois de um tempo começarem a demonstrar sintomas de alergia.

como se dá a alergia ao camarão

Camarão grelhado

Recomendadas
Pela Web