3 pastas árabes deliciosas e nutritivas

Que tal ampliar seus horizontes culinários experimentando deliciosas pastas árabes para acompanhar a torradinha de todo dia! Vem conferir com a gente!

Homus e pão pita, combinação mais que perfeita

Homus é uma das pastas árabes mais amadas pelos brasileiros

Não é de hoje que a comida árabe é muito apreciada e consumida no Brasil. Nos últimos anos, com o boom da gastronomia internacional, dos programas de culinária e até mesmo o aumento do número de imigrantes árabes no país, o consumo de comida árabe cresceu e atingiu ainda mais pessoas.
No post de hoje, trago para vocês os benefícios das três pastas árabes que já são sucesso garantido no Brasil: Homus, Babaganouch e Labneh (coalhada seca). Ainda não conhece? Está esperando o quê para experimentar essas delícias do Oriente Médio?

Homus, a pasta árabe mais amada do Brasil

Você já conhece o homus? O homus é uma pasta à base de grão de bico e Tahine (pasta de gergelim). O grão-de-bico, além de delicioso, é um alimento muito nutritivo e traz inúmeros benefícios para a saúde. Que tal inseri-lo mais em sua dieta?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Esse grão tão utilizada na culinária árabe previne doenças cardiovasculares, ajuda na perda de peso, diminui o colesterol, reduz a glicose no sangue, auxilia a sensação de bem-estar e o sono e contribui para a saciedade do organismo. O Tahine é fonte de fibras e proteínas, além de conter gorduras saudáveis e grande quantidade de cálcio, evitando a osteoporose. O Homus não contém açúcar, glúten e lactose.

Homus: saudável e deliciosa! Foto de Rubens Scheid

Homus: saudável e deliciosa! Foto de Rubens Scheid

Babaganouch, a pasta de berinjela que é a cara do Brasil

No Brasil, consumimos muita berinjela, pois é um vegetal muito fácil de cultivar, barato e que pode ser preparado das mais diversas formas (além de ser muito saboroso). Mas você já experimentou o Babaganouch, uma pasta árabe feita com esse legume? A pasta feita com berinjela assada, tahine e limão é muita consumida nos países árabes e vem sendo cada vez mais adorada no Brasil.

Além de ter um sabor incrível, seu consumo faz muito bem pra saúde, pois a berinjela é um alimento muito rico em nutrientes. Ela é rica em sais minerais (magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas (A, B1, B2 e C). Também é um alimento rico em água, fibras e que proporciona saciedade, colaborando para o bom funcionamento do intestino. A berinjela também diminui o colesterol, diminuindo a incidência de doenças cardíacas, e tem poucas calorias, auxiliando na redução de gordura abdominal.

Feita de berinjela, a pasta babaganouch é irresistível! Foto de Rubens Scheid

Feita de berinjela, a pasta babaganouch é irresistível! Foto de Rubens Scheid

Labneh, a deliciosa coalhada seca

A coalhada seca (como é conhecida no Brasil) é consumida há séculos não só no Oriente Médio, como no Mediterrâneo Oriental. Essa receita é tão antiga que a coalhada seca é tida como o primeiro alimento transformado que se tem notícia na história de toda a humanidade. Imagina só!

A coalhada seca é uma espécie de leite fermentado e tem alto valor nutricional porque, como acontece com todo e qualquer leite fermentado, seus elementos são parcialmente pré-digeridos no decorrer da fermentação. O elevado valor biológico das proteínas no leite fermentado é maior que no leite fresco, aumentando a taxa de vitaminas do complexo B no intestino e uma maior absorção de cálcio pelo corpo humano.

Coalhada seca é uma ótima opção de acompanhamento! Foto de Rubens Scheid

Coalhada seca é uma ótima opção de acompanhamento! Foto de Rubens Scheid

Empolgou? Então se joga nessa culinária que é muito gostosa, nutritiva e acessível! Hoje são inúmeros restaurantes de culinária árabe e suas vertentes pelo Brasil afora, mas você também pode preparar essas maravilhas em casa. No site do TudoGostoso, você encontra receitas dessas pastas e outras comidas árabes deliciosas.

Recomendadas
Pela Web