6 benefícios do repolho verde para a saúde

Surpreenda-se com os incríveis benefícios do repolho.

O repolho é um vegetal da mesma família do brócolis e da couve-flor e assim como eles, ele também possui muitos benefícios para a saúde. Além disso, o repolho também é muito usado em diversos pratos. No TudoGostoso você encontra algumas receitas com esse alimento como charutos de repolho, salada de repolho e abacaxi, lasanha de repolho ao molho de queijo e brócolis e muito mais. No entanto, ao invés de ensinarmos mais uma receita incrível com esse ingrediente, vamos contar os benefícios do repolho verde para a saúde. Confira!

 

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
benefícios do repolho verde

Repolho verde fatiado

Benefícios do repolho verde

Pele saudável e bonita

Um dos benefícios do repolho é tratar alguns tipos de feridas de pele, entre elas as acnes, a psoríase e as picadas de inseto. Mas nada de achar que é só comer o repolho, não, viu? Para ajudar nesses casos é preciso fazer um creme medicamentoso. Não se preocupe que é muito simples: você só precisa bater o repolho no liquidificador e adicionar um pouco de água (bem pouca mesmo). Assim que formar uma papa, você retira e, com ajuda de um pano úmido e limpo (ou algodão), faça compressas aonde estiver feriado por aproximadamente 15 minutos. Passado esse tempo, exangue em água corrente.

Além disso, esse vegetal é rico em vitamina E e antioxidantes naturais. A atuação de ambas substâncias no organismo melhoram a pele. Enquanto a vitamina E é encontrada em diversos produtos dermatológicos, o antioxidante auxilia na proteção das células contra os radicais livres, que são os grandes causadores das rugas e do envelhecimento precoce.

benefícios do repolho para a saúde

Repolho verde sendo fatiado

Bom funcionamento do sistema cardiovascular

O repolho é rico em potássio, um mineral essencial que colabora para o funcionamento do sistema cardiovascular, levando a uma melhora na saúde do coração. O potássio também regulariza os níveis da pressão sanguínea, auxiliando na diminuição do estresse e melhorando a saúde mental num geral.

Alívio de dores

Se você é atleta ou sofre constantemente com cãibras, saiba que o repolho pode ser seu maior aliado. Ele é rico em aminoácidos que ajudam a diminuir as dores que são causadas por inflamações. Além disso, ele é fonte de ácido lático. Esse ácido age no organismo como um relaxante muscular, diminuindo os episódios de cãibras e outras dores causadas por excesso de exercício físico.

Imunidade em alta

Por último, mas não menos importante, o repolho verde ainda é rico em vitamina C. São tantos benefícios dessa vitamina que fica até difícil decidir por onde começar. Se você fica resfriado constantemente e precisa aumentar a imunidade, consumir repolho pode te ajudar! Além disso, a vitamina C é extremamente importante para a absorção do ferro pelo organismo.

benefícios do repolho

Repolho verde na tábua de madeira

Recomendadas
Pela Web