3 chás feitos da mesma planta: confira

Uma mesma planta é responsável por produzir 3 tipos de chás muito consumidos ao redor do mundo. Confira qual é a planta e os chás originados a partir dela!

Um planta e vários tipos de chás: confira quais!

Uma só planta é responsável por vários tipos de chás. Venha descobrir quais!

Você sabia que uma mesma planta pode dar origem a muitos chás diferentes no sabor e no uso? Pois a planta Camellia Sinensis é capaz de produzir variados tipos de chás, já muito conhecidos pela população brasileira. O chá verde, o chá preto e o chá branco são os mais consumidos no Ocidente e são provenientes dessa mesma planta originária da Índia e da China, apesar de cada um ter suas propriedades bem definidas. Vamos descobrir mais sobre eles?

Chá Verde

Produzido com as folhas da planta, o chá verde representa cerca de 90% da produção chinesa. As folhas são submetidas ao vapor e depois à secagem. Ele é levemente fermentado, o que faz com que as substâncias presentes na planta não oxidem, proporcionando assim um elevado poder antioxidante e preservando os nutrientes.

Chá Preto

Esse é o mais forte de todos e mais consumido no mundo dentre os três. Feito das folhas (muito) fermentadas da Camellia sinensis, o chá preto constitui cerca de 90% da produção da Índia. Enquanto o chá verde é consumido por 22% da população mundial, o chá preto é consumido por 78% das pessoas do planeta. É o mais utilizado nos países ocidentais, incluindo o Brasil.

Chá Branco

O chá branco, por sua vez, não é fermentado e provém das folhas mais jovens e tenras da planta, sendo o mais raro e caro dos três. Ele também possui menos cafeína e um sabor mais suave se comparado aos demais. Apesar disso, o chá branco apresenta mais polifenóis do que os outros, o que faz com que ele tenha propriedades parecidas mais evidentes que as do chá verde. A Camellia sinensis é uma planta que tem poder antioxidante, portanto, seu consumo combate os radicais livres, prevenindo algumas doenças, como o câncer. Também é fonte garantida de cafeína, sendo responsável por acelerar o metabolismo e a queima de gordura e, por isso, muitas pessoas utilizam esses chás em dietas para o emagrecimento. Os chás derivados dessa planta oriental também contam com grande quantidade de vitaminas, previnem o envelhecimento, a obesidade e doenças cardíacas e circulatórias, combatem o colesterol ruim e fortalecem a imunidade.

A Camellia sinensis produz 3 chás bons para a saúde

A Camellia sinensis produz 3 tipos de chás com boas propriedades para a saúde.

O consumo excessivo desses chás, entretanto, pode ser nocivo à saúde, sobretudo a determinados grupos, como gestantes, crianças e pessoas com problemas de saúde. Por esse motivo, é importante lembrar de consultar um médico antes de consumir algum desses chás com frequência. Vá a um especialista, tire suas dúvidas e consuma com segurança!

Recomendadas
Pela Web